Vip
ELENA e MARICHALAR tratavam-se por “urso” e “ursa”

Realeza

Biografia não autorizada da infanta está a fazer sombra ao Oscar de Penélope Cruz
A Imprensa espanhola está ao rubro com a mais recente biografia de um membro da sua realeza. Desta vez, a visada é a Infanta Elena e as revelações ocupam páginas de revistas e jornais

Sáb, 28/02/2009 - 0:00

As revelações não chegam – nem de perto, nem de longe – ao nível do polémico livro que Pilar Urbano escreveu, em 1997, sobre a rainha de Espanha. Mas estão a agitar o país de nuestros hermanos, cuja imprensa tem escalpelizado todos os aspectos abordados nesta biografia não autorizada da Infanta Elena, que não contém informações ‘escandalosas’, mas sim aspectos mais ou menos desconhecidos da vida da filha mais velha dos reis de Espanha.
 
Em particular, o facto de a jornalista Carmen Dueto e a historiadora Cecilia Crego, autoras de Infante Elena, A Rainha Que Poderia Ter Sido, garantirem que houve uma altura em que a infanta esteve muito perto de passar a ser a sucessora ao trono de Espanha, quando o irmão, Felipe, ameaçou abdicar ao direito à coroa por amor à modelo norueguesa Eva Sannum, com quem, na altura, namorava. E, garante a biografia, que essa ideia não agradou nada à infanta. As autoras chegam mesmo a dizer que Elena reagiu como se lhe tivesse caído o céu em cima, afirmando não querer nem estar preparada para assumir tamanha responsabilidade.
 
O livro revela também alguns aspectos da infância de Elena, relata acontecimentos que provam o seu “mau feitio” e confirma a excelente relação que tem com o rei, muito mais próxima do que a que, ainda hoje, mantém com a rainha.
 

"Urso" e "Ursa"
 

No capítulo das relações amorosas, surgem alguns detalhes da sua vida sentimental: o seu primeiro noivo, Luís Astolfi, não aguentou a pressão de namorar com a filha do rei, com todas as implicações que esse relacionamento trazia, em particular o facto de terem de andar sempre com guarda-costas.
 
Garante ainda a biografia que Elena não aceitou de imediato o pedido de casamento de Jaime Marichalar, que teve de insistir várias vezes até ela ceder. Quanto aos problemas que podem ter deteriorado a relação, as autoras afirmam que Marichalar não dava importância às paixões de Elena – em particular, à sua paixão pelo hipismo – nem apoiava a mulher nas suas actividades públicas. Porém, os problemas só começaram a surgir nos últimos anos, uma vez que, no início da relação, tratavam-se carinhosa e reciprocamente por “Urso” e "Ursa”.
 
Tímida como é, a infanta Elena não deve estar a achar piada nenhuma ao facto de ter saltado, de repente, para todas as capas de revistas e jornais. Mas quem deve estar ainda mais triste é Penélope Cruz, cujo Oscar deixou, rapidamente, de ser notícia de primeira página.
 

Texto: Paula Silveira Ramos; Foto: Juanjo Vega/Prisma

Siga a Revista VIP no Instagram

Vip