Joana Amendoeira
“O fado é a minha forma de expressão”

Famosos

Tinha apenas seis anos quando começou a cantar
Com 26 anos, é uma das fadistas mais conceituadas do panorama musical

Seg, 26/01/2009 - 0:00

Com apenas 26 anos, Joana Amendoeira já conta com vinte anos de fado. Joana Amendoeira & Mar Ensemble é já o sexto álbum de uma carreira recheada de sucessos. Apesar das constantes viagens e concertos, a jovem fadista ainda encontra tempo para namorar.

Aos 26 anos, conta já com 20 de fado, dez de carreira, seis discos gravados…
Joana Amendoeira – (risos) Tem sido um crescimento gradual. Não sei muito bem o que me levou a cantar mas o fado sempre fez parte da minha vida. Surpreendi toda a gente ao começar a cantar. É tão importante para mim como respirar.

O que mais a marcou ao longo deste percurso?
Existem várias coisas como o primeiro disco, gravado há dez anos. Foi gravado só num dia (risos) e foi muito emocionante para mim. São tantas coisas que não consigo descrever tudo.

Há muitas diferenças entre a fadista actual e a menina que começou a cantar com seis anos?

Sim. Por exemplo, a maturidade que é muito importante para um fadista.

Como é que a sua família e amigos lidaram com o facto de começar a cantar fado tão nova?

Só aos onze anos é que comecei a cantar com frequência, numa casa de fados de Santarém. Nessa altura, queria tanto ir para lá que os meus pais temiam que tivesse más notas. Felizmente, sempre correspondi, nesse aspecto. A partir dessa data tive contacto com muitos fadistas que me ajudaram a conhecer mais do que a obra e voz da Amália Rodrigues. Isso é muito importante para um jovem.


A INFLUÊNCIA DE AMÁLIA

A Amália é a sua grande influência?
Sim, é a maior.

O tempo foi passando e já vai no sexto álbum…
Este disco superou as minhas expectativas por causa do DVD. Fiquei surpreendida com as imagens que foram captadas e que, agora, podem ser partilhadas com o público.

Já cantou em diversos locais. Tem algum favorito?

Já viajei muito pela Europa, Estados Unidos, Japão e alguns países africanos. Mas, o que mais me marcou, foi a <P><I>tournée<P> que fiz na Suécia, onde actuei em 24 cidades, e em Budapeste, na Hungria, onde actuo quase todos os anos.

E onde gostaria de actuar?
Gostava muito de actuar na Austrália. É um país que gostaria de visitar, apesar de a viagem ser longa (risos).

Ser uma fadista tradicional implica ser contra as novas misturas que têm sido feitas com o fado?
Não. Sou tradicionalista no sentido de preservar as músicas antigas. Gosto de cantá-las com a minha interpretação. Sou da opinião que as novas sonoridades enriquecem o fado.

Qual o artista que convidava para um projecto do género?

Há tantos (risos). Por exemplo, o Rui Veloso, a Maria Rita ou o Michael Bublé. Quem sabe um dia…

Já sentiu a tentação de abandonar o fado para cantar noutro registo?

Não. Já tive algumas participações esporádicas em programas de televisão, mas o fado é a minha forma de expressão por excelência. É como respirar.


EMOÇÃO E ARREPIOS

Costuma dizer-se que fado é emoção. Emociona-se quando canta?

Sim. Temos que nos emocionar, pois só assim é que o fado é verdadeiro. Temos que sentir cada palavra e arrepiar.

Concorda que o fado é triste?

Fado é vida. Não digo que o fado é só negro, tristeza e nostalgia. Todos os sentimentos da nossa vida são reflectidos no fado.

Há um destaque cada vez maior das fadistas, em detrimento dos fadistas. Os homens estão a ser esquecidos?
Não (risos). Realmente, há mais mulheres e existe aquela ideia da sensualidade da fadista e do glamour dos vestidos. Os homens, como são mais discretos, são um pouco esquecidos, mas o fado não tem género. Devido ao ícone Amália Rodrigues, no estrangeiro pensam que só as mulheres cantam fado.

Há cada vez mais jovens a ouvir fado. Virou moda?
Felizmente, deixou de haver o preconceito que existia, pois muitas pessoas não ouviam fado, diziam logo que não gostavam. Há cada vez mais jovens a levar os pais a ouvir fado. Realmente, está um pouco na moda e isso pode ser um perigoso, pois aparecem projectos que nada têm a ver com fado, embora usem esse nome.

Já sentiu a necessidade de provar que era mais do que uma cara bonita?

Ás vezes, há um pouco essa ideia. Não tenho que pensar nisso; tenho que pensar apenas em querer melhorar cada vez mais.

Como fadista, tem muitos cuidados com a imagem?

Sim. É importante ter cuidado com o guarda-roupa, por exemplo.

E enquanto mulher?
Também. Faz parte de qualquer mulher cuidar de si.

Congelou a matrícula no curso de antropologia. Se não fosse fadista enveredava por esta área?
Não, porque este curso surge depois de já estar no fado. Queria complementar a parte da música. Ciências musicais era a minha primeira opção mas não cumpria os requisitos necessários. Resolvi enveredar por esse curso por estar ligado às nossas tradições.

Não imagina a sua vida sem fado?
Não. Quando era pequena, como gostava muito de animais, dizia que queria ser veterinária, mas foi só nessa altura (risos).

Com tantas viagens, é fácil manter uma relação amorosa?
Felizmente, tenho uma pessoa que me compreende muito bem, pois também está inserida no meio (risos).





Texto: Bruno Seruca; Fotos: Luís Baltazar; Produção: Marco António; Cabelos e Maquilhagem: Tita Costa com produtos Maybelline e L´Oreal Professionnel; Agradecimentos: Hotel Palácio Estoril; Joana
Amendoeira vestida por Tiago Cardoso

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