A primeira vez que apareceu no YouTube cantava a música Beautiful Disaster, da cantora norte-americana Kelly Clarkson. No entanto, a ousadia de partilhar com o mundo a sua voz foi tudo menos um desastre. Texto: Ana Murcho; Fotos: Pedro Simões; Agradecimentos: AR – Instituto de Beleza (Angra do Heroísmo)
Depois desse vídeo, as suas performances na web já tiveram 73 milhões de page views: Mia Rose é a quarta artista musical mais subscrita no YouTube. Para quem está nas vésperas de fazer 21 anos, é o feito de um vida inteira. Foi numa viagem à Ilha Terceira, nos Açores, que a VIP ficou a saber um pouco mais do maior fenómeno musical made in internet.
Alegre, curiosa e descomplexada. Mia é a típica girl next door. Está bem em todo o lado porque a música, que é a sua grande paixão, não tem fronteiras. A aventura de cantar a partir do quarto para o mundo inteiro, através do mais famoso sítio de partilha de vídeos, começou por ser uma brincadeira. “Eu pus os vídeos por sugestão de uns amigos meus, que achavam que eu cantava bem. Eles tinham visto uma rapariga que tinha posto um vídeo no YouTube e disseram “ah, então vamos lá ver o que é que dizem de ti!”. E assim foi. Mia pôs o primeiro vídeo a 29 de Dezembro de 2006 e, a partir daí, todos os dias tinha novidades para quem a queria ouvir.
“Comecei a pôr um vídeo todos os dias, até no dia de ano novo pus!”. Na altura, eram covers (versões) de canções conhecidas e rapidamente “as pessoas começaram a mandar e-mails a sugerir músicas para eu cantar; acho que foi assim que comecei a ganhar uma audiência”, recorda Mia, que tem cantado quase sempre em inglês. “É a minha língua base, mas eu sou portuguesa de corpo e alma. Claro que também adoro Inglaterra, nasci lá, mas considero-me uma rapariga portuguesa, só que com tradições, e uma cultura, inglesas”.
Um coração assumidamente “dividido”, mas que, na altura de gritar golo, não esquece as raízes familiares: “Se for ver um jogo entre os dois países, torço por Portugal, sem dúvida nenhuma!”, sublinha. Parece-nos bem, mas voltemos à música.
A ATENÇÃO DA ROLLING STONE
Depois do sucesso dos primeiros vídeos, que num ápice trouxeram milhares de fãs, Mia passou a ser conhecida pelos internautas e o seu canal pessoal tornou-se um fenómeno, atingindo um número recorde de assinantes: 150 mil. Aconteceu tudo tão rápido, que Maria Antónia Sampaio Rosa, o verdadeira nome da cantora, nem teve tempo para se aperceber que a sua vida estava a mudar.
“No início, foi muito assustador porque foi tudo muito, muito rápido”. Num dia era uma adolescente a viver entre Lisboa e Londres, no outro tinha um clube de fãs à escala mundial. Há quem lhe escreva da Austrália, do Canadá, da Rússia.
A adesão à sua voz foi tal que até a prestigiada revista Rolling Stone lhe dedicou um artigo. “Foi logo no princípio. Era numa fase em que se tinha acabado de descobrir que a lonelygirl, uma rapariga que também tinha um canal no YouTube com muito sucesso, afinal, não existia, tinha sido tudo feito com um relações públicas por trás. Como eu apareci ao mesmo tempo, e andava toda a gente a falar na Mia Rose, pensaram que também podia ter alguém atrás de mim; então, a Rolling Stone pegou nisso”.
Dito assim até parece simples, e para Mia não é, de todo, difícil: basta uma guitarra e uma grande atenção às palavras. “Considero-me tanto cantora como compositora, dou muita importância à letra. Tenho que sentir as palavras que estou a cantar”.
Quem faz isso melhor que ninguém é Rui Veloso, uma dos seus ídolos. “Canta sempre com paixão, tem sempre uma mensagem”. Enquanto não chega o sonhado dueto com o cantor de Não Há Estrelas No Céu, Mia pode, pelo menos, orgulhar-se de saber que ele conhece a sua música. “O pai dele estava a ver uns vídeos meus no YouTube e ligou-lhe a dizer que havia uma miúda que cantava a música dele muito bem…”, faz questão de contar, orgulhosa.
PLANOS PARA UM FUTURO PRÓXIMO
Quase dois anos depois de se apresentar na net, chegou a altura de vermos Mia ao vivo e a cores. Depois de uma breve passagem pelos Estados Unidos, onde ainda gravou algumas músicas sob a alçada da Sony, a cantora está de volta a Portugal. Agora é agenciada pela Cherry Entertainment e prepara o primeiro disco, o tal que lhe poderá abrir ainda mais portas por esse mundo fora. A Primavera deverá trazer o primeiro single.
Depois de já ter feito um concerto privado para a rainha da Jordânia, actuado com os Ace Of Base e voado até Telavive, Israel, para cantar na cerimónia que o motor de busca Google reserva aos fenómenos mais importantes da internet, Mia regressa à sua base para decidir o nome do álbum. “Devo pedir ajuda aos fãs”, revela.
Para já, prepara-se para voar até ao Brasil, onde vai gravar o próximo tema da novela Malhação. O actor Rafael Almeida, que entra na trama, convidou-a para um dueto. Mia aceitou o desafio e fez o que sabe fazer melhor: pegou na guitarra e já escreveu o tema. De facto, para quem está nas vésperas de fazer 21 anos, é feito de uma vida inteira.
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
3Nacional
Fanny Rodrigues
Após o fim de ‘Somos Portugal’ e sem lugar na TVI, atira: “Tive a sorte de ser convidada…”
-
4Nacional
Marco Paulo
Herdeiro faz mudanças na quinta e despede empregados que acompanhavam o cantor há anos