Basta uma curta conversa com Sofia Cerveira para se perceber que a jornalista do programa Episódio Especial, que anima o início das tardes da SIC, está completamente adaptada à vida no Brasil. Aliás, Sofia não nega que se sente completamente em casa no Rio de Janeiro e que a empatia que sente é tão grande que já nem sequer se lembra que é portuguesa. “Quando estou a gravar, já dei por mim, várias vezes, a utilizar expressões brasileiras de forma tão natural como se estivesse a falar português de Portugal. É claro que, nessas alturas, a equipa acaba sempre a rir às gargalhadas! Mas isso acontece-me de forma tão natural que nem tenho consciência. Há muita gente, aliás, que acha que eu sou brasileira”, revela Sofia.
Fascinada com a diversidade cultural dos brasileiros, a apresentadora garante que ser portuguesa não atrapalha em nada a sua relação com os artistas da Rede Globo, que entrevista frequentemente para o programa da SIC. “A cultura brasileira é fascinante e é um desafio enorme para mim. A forma como os actores me recebem é também muito reconfortante. Estão sempre disponíveis para falarem à SIC”, diz a actriz.
A relação de trabalho que, entretanto, estabeleceu com alguns actores brasileiros é já tão forte que se transformou em amizade. “Alguns já são amigos, pela frequência com que mantemos contacto, seja em trabalho ou não. A verdade é que o facto de eu ser uma presença assídua no percurso dos actores, acompanhando-os de novela em novela, acaba por intensificar as relações que se criam. E isso enriquece-me imenso”, explica a apresentadora.
A jornalista não nega que é diferente entrevistar actores brasileiros e portugueses. “A liberdade que espero das respostas dos brasileiros é muito maior do a que espero dos portugueses e isso fascina-me, quando preparo as minhas entrevistas. Os brasileiros são anti-puristas, tropicalistas… Há um mundo para explorar, que é permitido explorar. Em Portugal, as coisas não são assim tão simples. Os portugueses contêm-se muito. A abordagem não é a mesma, para brasileiros e portugueses, pois não somos todos iguais. Felizmente!”, acrescenta Sofia.
QUEIJO COM OREGÃOS E CALÇADÃO
Com tantas idas e vindas, Sofia Cerveira admite que Portugal continua a ser o seu primeiro lar. Mas, depois de tanto trabalhar e até morar no Rio de Janeiro, a jornalista já adoptou a cidade como a segunda casa. “No Rio de Janeiro sinto-me completamente em casa. Tenho aqui amigos que são para toda a vida”, revela Sofia.
Apesar de passar muito tempo no Brasil, Sofia não se esquece de agradecer ao público português, que acompanha a sua carreira profissional há já dez anos. “A relação que tenho com o público sempre foi de enorme respeito, pois são eles os primeiros a reconhecer o meu trabalho. A eles devo o que tenho e o que sou hoje”, reconhece a jornalista. “Mas devo também muito à SIC que me confiou a tarefa de ser a cara do canal junto da Globo. Só consegui estabelecer uma relação mais familiar com os actores brasileiros porque a empresa acreditou em mim e me deu esta oportunidade. Mas também sei que sou uma lutadora e que me dedico com toda a convicção. As expectativas que depositam em mim estão sempre presentes no meu dia-a-dia. É um sucesso partilhado com toda uma equipa”, reconhece a jornalista.
Texto: Márcio Gomes; Fotos: Robson Moreira; Produção: Danúbia Gonçalves; Maquilhagem: Duh Nunes; Agradecimentos: Agilitá e Forum
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”