Miguel Costa visitou Nikita durante a manhã desta segunda-feira, 15 de novembro, e fez vários diretos para o programa “Alô Portugal“, da SIC, a partir de casa da cantora. Logo no início da conversa, o repórter (e ator) contou a gafe que cometeu no dia em que conheceu a artista, que é cega.
“Conheci a Nikita no ‘Olhá SIC’, há mais ou menos uma semana”, começou por dizer Miguel Costa aos apresentadores do formato matinal, Ana Marques e José Figueiras. A seguir, dirigiu-se à cantora: “Nós viemos ter contigo, porque tu és uma pessoa que nos inspira muito, com o teu enorme coração e com o teu exemplo. E tenho de confessar aqui, tenho de por tudo em pratos limpos”, começou por dizer.
“Há uma semana, conheci-te no ‘Olhá SIC’ e eu não sabia, não tinha estado ao pé de ti no programa, só te estava a ver ao longe… e não sabia que tu não conseguias ver. Tu estavas no palco, atuaste maravilhosamente bem, e eu, nas minhas parvoíces no meio da plateia, cá em baixo ao pé dos nossos figurantes, a dançar e a curtir a tua música, comecei no fim da música a dizer-te adeus, a ti e à Raquel Tavares, que estavam no palco, e a dizer ‘Nikita, estou aqui’. Longe de saber que tu não conseguias ver…”, revelou Miguel Costa.
O repórter do “Alô Portugal” continuou: “Isto depois deixou-me muito constrangido, porque eu não gosto de fazer pouco das pessoas. Gosto de gozar com bom tom, na brincadeira, mas não gosto de fazer pouco das pessoas”. A seguir, deixou um grande elogio a Nikita: “Por outro lado, tudo aquilo me surpreendeu, porque eu não dei conta de nada e tu fizeste a tua atuação maravilhosamente bem. Foi espetacular! Ninguém percebe e eu cheguei à conclusão que muita gente não sabe que tu não consegues ver. Tu fazes a tua vida normal, passas uma imagem espetacular e consegues levar a tua carrera para a frente”.
Nikita explica cegueira a Miguel Costa
Depois de ter confessado a gafe que cometeu, Miguel Costa continuou a conversa com Nikita, que explicou o problema que teve na visão e que a deixou completamente cega. “Eu tinha duas escolhas quando deixei de ver. Era a não aceitação ou aceitar que tinha uma condição. Tenho uma forma de viver diferente, entendes? Então aprendi que a cegueira não me impede de fazer as coisas, não me impede de cantar, de dançar, não me impede rigorosamente de nada. Dá-me mais força”, disse a cantora.
“Essa tua condição não é desde sempre. Tu tens uma irmã gémea, que nasceu já com essa condição, mas tu não. foi devido à rubéola que a tua mãe apanhou [durante a gravidez]”, disse Miguel Costa, levando Nikita a explicar: “A minha irmã nasceu cega e eu via 50 por cento. Mas, aos 21 anos, perdi, de um momento para o outro… Foi uma infeção na retina e infelizmente não havia nada a fazer. O nervo ótico começou a ficar deteriorado, a tensão ocular subiu muito e, infelizmente, de um momento para o outro, fiquei com o diagnóstico ‘nunca mais vai ver na tua vida’.
“Mas ainda não me dou por vencida. Acho que a Ciência vai evoluir de forma a que eu eu volte a ver”, disse ainda Nikita a Miguel Costa, que aplaudiu esta atitude da cantora perante esta adversidade.
Texto: Patrícia Correia Branco; Fotos: D.R.
Siga a Revista VIP no Instagram