Onde ficar?
Pousada de Viseu – Com vista para para centro histórico da cidade, a Pousada de Viseu é o local perfeito para quem quer descansar sem se isolar completamente do mundo. Com todos os luxos incluídos, conheça Viseu sabendo que ao final da tarde tem à sua espera uma relaxante massagem no spa ou um cokctail depois de um mergulho na piscina exterior. Por 85 euros por noite com pequeno almoço incluído deixe todo o stress nesta escapadinha a Viseu.
Hotel Palacio dos Melos – Está mesmo a precisar de uma pausa desta realidade? Por 55 euros por noite com pequeno almoço incluído, deixe-se levar pela magia de outros tempos no remodelado Hotel Palácio dos Melos. Localizado a 100 metros do Museu Grão Vasco, em Viseu, faça uma pausa do quotidiano e viva uns dias, literalmente, como um rei. Entre glamour, conforto, luxo e um copo no terraço do hotel com vista panorâmica sobre a cidade, não perca mais um segundo e marco já uns dias neste hotel.
HI Hostel Viseu – Pousada de Juventude – A partir de 14 euros por noite com pequeno almoço incluído qual é que é a sua desculpa para não fazer uma escapadinha? Situado no centro da cidade de Viseu, este moderno hostel é a solução perfeita para mudar de ares sem sacrifícios. Com uma cozinha totalmente equipada, uma espaçosa sala de convívio, lavandaria e um terraço com uma vista para o jardim, não pense duas vezes e faça já as malas.
Onde comer?
Muralha da Sé – Em Portugal não é possível conhecer-se uma região sem experimentar os seus sabores. Situado no centro da cidade, o restaurante Muralha da Sé é o local perfeito para (re)descobrir o paraíso da cozinha da Beira Alta. Num ambiente com muito charme, aconselhamos que aposte nas fantásticas entradas e que depois divida o prato principal, caso esteja acompanhado. Entre as Vieiras salteadas com camarão e o Folhado de vitela com migas, aproveite o bom tempo para ficar na fantástica esplanada com vista para a Sé de Viseu e para o centro histórico. Preço médio 35 euros por pessoa.
Maria Xica – Em pleno coração do centro histórico de Viseu fica o sofisticado restaurante de petiscos Maria Xica. Num ambiente acolhedor e criativo, este restaurante junta o melhor dos sabores típicos da região com os ingredientes de uma cozinha de vanguarda. Por cerca de 25 euros por pessoa não deixe de experimentar o famoso pica-pau de novilho, as pataniscas de bacalhau, a aclamada tábua da Xica ou a açorda de marisco.
Porta da Sé – Sob o lema “batata congelada não entra nesta morada”, encontrará no centro de Viseu a deliciosa hamburgueria artesanal Porta da Sé. Entre 5 a 10 euros por pessoa, tenha uma refeição barata de chorar por mais. Se não está numa de hambúrgueres, as francesinhas são bem “à moda do Porto”.
O que visitar?
Mas o que é uma escapadinha sem um dose de aventura? A melhor forma de conhecer uma cidade é sempre a pé e ,em Viseu, a premissa não é diferente. Enquadrada numa das mais belas praças de Portugal, o primeiro ponto a visitar é a Catedral de Santa Maria de Viseu. Construída entre o século XIII e o século XVII, esta catedral guarda no seu interior o primeiro claustro renascentista português e uma relíquia do primeiro santo português São Teotónio. Não deixe de visitar no piso superior o museu dedicado ao tesouro da Sé. Ainda de carácter religioso, a poucos metros, encontrará a imponente igreja da Misericórdia. Edificada no século XVI, não perca o incrível órgão de tubos no seu interior.
Outro local de visita obrigatória é o Museu de Grão Vasco. Aqui poderá ver algumas das obras-primas da pintura renascentista portuguesa, para além de várias peças classificadas como “Tesouro Nacional”.
Depois de tanta história, a apenas 15 minutos a pé do centro da cidade aconselhamos que se perca por completo no Jardim Renascentista do Antigo Paço Episcopal do Fontelo. Com criação paisagística italiana, com espaços verdes e pequenas cascatas, respire fundo neste cenário idílico.
Para um final de tarde perfeito, parta rumo ao Solar do Vinho do Dão ou antigo Paço Episcopal. Albergando hoje a Comissão Vitivinícola Regional do Dão, este é local de partida de uma das rotas mais sensoriais de Viseu: a Rota do Vinho do Dão. Saiba tudo sobre os eventos de degustação viníca aqui.
E para terminar, nada melhor que um mergulho de despedida nas várias praias fluviais, barragens e as famosas termas do distrito de Viseu :
– Praia Fluvial de Folgosa
– Praia Fluvial de Caldas de Sangemil
-Praia Fluvial Póvoa Dão
– Barragem da Aguieira
– Termas de Sangemil e de Alcafache
– Termas de Caldas da Felgueira
– Termas de Carvalhal
– Termas de Caldas de Aregos
Siga a Revista VIP no Instagram