Sara Santos
Ex-apresentadora da SIC diagnosticada com tumor na mama

Nacional

Sara Santos foi diagnosticada com um tumor na mama e já foi operada. A ex-apresentadora da SIC partilhou uma fotografia nas redes sociais, deitada na cama do hospital

Dom, 31/10/2021 - 14:55

Sara Santos foi diagnosticada com um tumor na mama e já foi operada. A ex-apresentadora da SIC partilhou uma fotografia nas redes sociais, deitada na cama do hospital, e explicou aos seguidores tudo o que aconteceu.

“Quis partilhar convosco o meu estado de saúde há meses. Não o fiz, porque o médico pediu que ficasse calada. Hoje, faço questão de o fazer, não por mim, mas por vocês! Foi-me diagnosticado um tumor na mama”, começou por contar. 

Sara Santos contou, então, como tem vivido este drama e aproveitou para fazer um alerta: “Têm sido meses difíceis. Isto, porque tenho vivido nos hospitais, condicionada em várias situações. Finalmente, tiraram a lesão e agora é aguardar! Sinto-me no dever de vos alertar a fazer os exames de rotina. E, ao contrário do que muitos médicos dizem, se vos doer o peito, batam o pé. Peçam exames extra, como uma ressonância magnética, visto que é o exame mais preciso. Pode ser apanhado a tempo, benigno e salvar a vossa vida! A prevenção não tem idade. Marquem já os vossos exames de rotina, não deixem para depois”.

A ex-apresentadora da SIC, que conduziu o programa “Vamos Jogar” nas madrugadas do canal, revelou ainda que está a recuperar. “Eu estou bem e sei que vou ficar bem. Quem me rodeia diz que a vida tem sido madrasta para mim. Não o vejo dessa forma. A tragédia pode destruir-nos ou tornar-nos mais fortes. Tornei-me mais forte”, disse, revelando, porém, que teve muito medos antes da operação: “Vou ter que usar aqui o termo, isto porque ainda não existe esse hashtag, confesso que antes da operação #Estavatodacagada com medo de morrer, porque dizem que a maioria do pessoal morre com a anestesia. Os médicos e enfermeiros já não me conseguiam ouvir, acho que até me anestesiaram à pressa! Felizmente, correu tudo bem. Estou pronta para a próxima ronda”.

Sara Santos perdeu uma filha e acusou o médico de negligência médica

Este não é o primeiro drama que Sara Santos vive. Em 2018, a ex-apresentadora perdeu um bebé às 30 semanas de gestação e acusou o médico que a assistia de negligência médica. “Era uma gravidez de risco, porque eu já tinha algumas contrações, mas tudo indicava que estava tudo bem com a bebé. Nas ecografias indicava que estava tudo bem e normal com ela”, contou num porgrama da SIC recentemente.

Antes disso, Sara Santos já tinha explicado a razão pela qual considera o médico, que a assistiu no Hospital de São Bernardo, em Setúbal, culpado por tudo o que aconteceu, depois de a ex-apresentadora ter dado entrada de urgência com uma pré-eclâmpsia (sofrimento fetal). “A bebé era pequena para a idade gestacional devido à vilite crónica que tenho e que, de acordo com os médicos, ainda não tem cura. Significa que os vasos que alimentam o bebé com nutrientes e oxigénio rebentam. Faz com que o bebé deixe de ser alimentado, há uma restrição de peso intrauterina, o que faz com que não cresça. Mas eu já tinha a vilite crónica há 16 anos quando o meu filho nasceu. Ele também nasceu com RCIU [Restrição Crescimento Intrauterino], com um quilo e pouco e está cá”, contou.

“A situação foi exatamente a mesma, mas o meu médico de há 16 anos não esperou cinco minutos. Fez a cesariana e o meu filho passou quase um mês na incubadora. Se, há 16 anos, o meu filho conseguiu sobreviver com baixo peso, era suposto a medicina, estes anos depois, estar ainda mais desenvolvida. Há bebés a nascerem com 400 gramas que estão muito saudáveis. A minha filha, com 918 gramas às 30 semanas, teria sobrevivido se este médico me tivesse reencaminhado para outro hospital ou feito uma cesariana de imediato”, disse Sara Santos, acrescentando ainda: “Tenho a sorte de estar viva. Com uma pré-eclâmpsia, corri risco de vida. Este médico levou tudo ao limite”.

Leia mais aqui

Texto: Patrícia Correia Branco; Fotos: Reprodução Instagram

Siga a Revista VIP no Instagram