A princesa Leonor superou todas as expectativas na cerimónia de entregas dos Prémios Princesa das Astúrias, que decorreu nesta sexta-feira, 22 de outubro, no Teatro de Campoamor. A filha de Felipe VI e Letizia discursou pela terceira, mas desta vez de forma confiante e determinada, reforçando a importância de pensar num futuro “mais sustentável, mas justo e melhor para todos.”
A postura da futura rainha de Espanha surpreende os fãs da realeza, bem como a imprensa espanhola, uma vez que, nos anos anteriores, contrário do que aconteceu nos anos anteriores, o nervosismo da Sua Alteza Real era notório. Com uma voz muito mais determinada e grave, Leonor começou por reforçar a importância que esta cerimónia tem, ao permitir que, “no mundo interconectado em que vivemos (…), todos nos aproximemos das obras de quem recebe os prémios”, que são “guias essenciais para todos nós.”
Leonor das Astúrias acabou o discurso com uma mensagem de agradecimento muito especial a cada um dos vencedores e garantiu que regressaria ao País de Gales, onde está a estudar, “com a lembrança de uma cerimónia de prémios que, mais uma vez, a emocionou.” “Vou sentir saudades desta terra, as Astúrias, que tanto amo e onde eu e a minha irmã Sofía sempre nos sentimos em casa. Obrigada”, findou.
Leia o discurso na íntegra:
“Estou muito feliz por voltar a Oviedo para comemorar a entrega de nossos prémios. Sempre vi os meus pais neste palco, a reconhecerem um trabalho bem feito e as iniciativas e ideias que melhoram as sociedades. E é por isso que acredito que, todos os anos, devemos continuar a lembrar que os nossos vencedores são um guia essencial para todos nós.
Neste mundo interconectado em que vivemos, permitem que todos nós nos aproximemos da obra de quem hoje recebe os nossos prémios. E no meu caso, como estudante do ensino médio, penso em todos os jovens que podem fazer isto e no quanto podemos aprender com vocês. Dou os parabéns a todos e admiro-vos.
A Gloria Steinem, pela defesa empenhada dos direitos das mulheres; a Marina Abramović , pelo extraordinário talento e pela emoção que provoca no público; à Camfed , pelo seu trabalho essencial na educação de muitas mulheres e meninas que sofrem discriminação ou violência; a Amartya Sen, que dedica a sua inteligência para encontrar soluções contra as desigualdades sociais; a Emmanuel Carrère, por nos permitir sentir e ajudar a compreender o mundo; a Teresa Perales, pela força, determinação e perseverança; aos pesquisadores de vacinas da Covid-19, que demonstraram que a ciência traz segurança e progresso; José Andrés e sua Cozinha Central Mundial, por alimentar os necessitados.
Conhecer-vos- aos vossos trabalhos e às suas vidas – é algo que tem me motivado ainda mais no meu trabalho de formar e estudar. Vocês projetam, nos mais novos, a certeza de que também temos muito a contribuir, de que podemos ser importantes e mostrarmo-nos responsáveis por tentar pensar num futuro mais sustentável, mais justo e melhor para todos.
Estudar e observar o seu trabalho, queridos vencedores, entusiasma-me e enche-me de forças para continuar a assumir as minhas responsabilidades e a trabalhar sempre com o maior empenho.
marcador de posição.
Obrigado a todos vocês que tornaram possível que estejamos aqui hoje; obrigado a quantos apoiam a Fundação e promovem a ideia de que a cultura, a ciência, a solidariedade são essenciais para a nossa convivência. Logo voltarei aos meus estudos com a lembrança de uma nova cerimónia de premiação que, mais uma vez, me emocionou e nos emociona. Vou sentir saudades desta terra, as Astúrias, que tanto amo e onde a minha irmã Sofía e eu sempre nos sentimos em casa. Obrigada”
Leonor supera-se com vestido quadriculado
Nesta sexta-feira, 22, a princesa Leonor já tinha surpreendido os fãs com um look ‘reciclado’, inspirado na rainha Letizia, mas chegada a hora de discursar, a herdeira da Coroa espanhola mudou de roupa e superou as expectativas. A princesa usou um vestido branco com quadriculado preto, da Bgo & Me, que custa 590 euros e que é uma estreia absoluta! O modelito tem um folho na saia e um enorme laço preto nas costas. Mais uma vez, a filha de Letizia inspirou-se na mãe a ‘assaltou-lhe’ o guarda-joias para usar os brincos de ouro com efeito de bambu que a rainha de Espanha usa com frequência. A princesa Leonor também optou por usar o cabelo apanhado num rabo de cavalo alto, penteado do qual também é fã a mulher do rei Felipe VI.
Veja tudo na nossa galeria
Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Reprodução Casa Real Espanhola
Siga a Revista VIP no Instagram