Júlio César, um dos atores mais reconhecidos em Portugal, foi o convidado de Manuel Luís Goucha para o programa “Conta-me”, emitido na tarde deste sábado, dia 16, na TVI. O artista, de 74 anos, abriu o coração e falou da luta contra o cancro, do problema de saúde do filho, Vítor Hugo, e ainda da sua personagem em “Festa é Festa”, a novela da TVI.
O artista lutou contra um cancro no pulmão, em segredo. Tudo começou em 2016 mas só ao fim de três anos é que decidiu falar sobre essa fase delicada da sua vida quando travou a batalha, numa entrevista concedida a Júlia Pinheiro, na SIC, em dezembro de 2019. “Eu não venci nada. Quem venceu foram os médicos, foi a ciência e foi quem me tratou”, disse o artista a Manuel Luís Goucha. Atualmente, Júlio César encontra-se livre de perigo e faz vigilância de quatro em quatro meses.
E explicou o motivo de não ter revelado antes. “Não há necessidade de andar a dizer às pessoas. Acho que é uma forma de chamar a atenção…”, disse. “Não tenho nunhum medo de morrer”, frisou ainda.
“A maior dor foi ver um filho de 54 anos numa fase muito complicada?”, perguntou Manuel Luís Goucha. Recorde-se que o filho, Vítor Hugo foi submetido a uma cirurgia a um aneurisma da aorta torácica em janeiro do ano passado e acabou por lutar contra uma infeção resultante de uma bactéria adquirida em ambiente hospitalar.
Perante a questão do apresentador, o ator, que atualmente integra o elenco da novela da TVI, “Festa é Festa”, respondeu: .”Foi. As famílias pequenas têm isto. Se há um que adoece, tem de lá estar o outro porque não há mais ninguém para ir. E a minha família é muito pequena, tenho um irmão, um filho…”, disse.
“O teu filho está bem?”, questionou o apresentador. “Está, felizmente. Vai ter de fazer uma intervençãozita agora lá para janeiro”, frisou.
Júlio César em “Festa é Festa”
Júlio César dá vida a Abel na novela “Festa é Festa”, da TVI, e garante ter aceite, de imediato, este projeto quando soube o nome da sua personagem, pois Abel era igualmente o nome do seu pai.
O ator já estava afastado do pequeno ecrã há cerca de quatro anos. A primeira aconteceu em 2018, quando foi convidado para fazer parte do elenco de “Alma e Coração”, da SIC, e se viu obrigado a recusar por se sentir “fraco”. Já em 2019 , afastou-se da novela da SIC , “Amor Amor”, devido ao problema de saúde do filho.
“Estive quatro anos a fazer muito pouco, a fazer pontualmente uma participação no ‘Conta-me Com Foi’, para a RTP, uma outra novela da SIC… E não ia à TVI há dez anos. Desde o Amor de Paixão”, disse.
Texto: Márcia Alves; Fotos. DR
Siga a Revista VIP no Instagram