Éder Lopes
Revoltado com ataques racistas futebolistas ingleses: “Deixa-me com raiva”

Internacional

Éder Lopes não escondeu a revolta perante os insultos racistas dirigidos a Jadon Sancho, Bukaya Saka e Marcus Rashford, na sequência da derrota da Inglaterra frente à Itália.

Qua, 14/07/2021 - 11:00

Éder Lopes foi um dos protagonistas da final do Euro 2020, que teve lugar no estádio de Wembley, Reino Unido, e que foi disputada entre as seleções de Itália e Inglaterra. O herói do Euro’16 foi o encarregado para passar o testemunho ao campeão europeu, mas nas redes sociais o futebolista não escondeu a revolta perante os insultos racistas dirigidos a Sancho, Saka e Rashford.

“Estava planear publicar um vídeo ou foto minha carregando a taça, compartilhar essa experiência incrível que me fez sentir honrado. Mas, na viagem de regresso a casa, fico a pensar nestes três talentosos jovens jogadores de futebol que defendem o seu país, dando o melhor de si, que agora não só se batem por isso, como ainda têm de lidar com abusos racistas. Deixa-me com raiva”, começou por escrever o internacional português, na legenda de uma imagem que partilhou no Instagram, onde se podem ver Jadon Sancho, Bukaya Saka e Marcus Rashford, que jogam pela seleção britânica.

“Provavelmente 99% dos negros que assistiam ao jogo, sabiam logo que isto resultaria num contragolpe racista. Isto mostra que o racismo ainda está muito presente, não só no mundo do futebol, mas em toda a nossa sociedade. É por isso que a comunidade do futebol deve ser um exemplo de liderança e ter tolerância zero para o racismo. Para educar as nossas gerações e criar um impacto positivo na nossa nossa sociedade. Porque este é apenas um exemplo do que está a acontecer todos os dias, e a maioria nunca chega às redes sociais”, acrescentou.

Os ataques racistas aos três futebolistas começaram na sequência da derrota da Inglaterra frente à Itália. Sancho, Saka e Rashford falharam grandes penalidades na final do Euro 2020 e acabaram por ser duramente atacados nas redes sociais. A Federação Inglesa de futebol não se deixou ficar e assumiu-se “enojada” perante o sucedido.

“Estamos enojados pelo facto de membros da nossa equipa, que deram tudo de si este verão, terem sido sujeitos a ataques discriminatórios ‘online’ depois do jogo desta noite”, escreveram, em comunicado.

 

Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Redes Sociais

 

Siga a Revista VIP no Instagram