José Castelo Branco
Polémica! Marchand d’art afirma que vítimas de violação “provocam” para ser violadas

Nacional

José Castelo Branco está envolvido em nova polémica depois de ter afirmado que as vítimas de violação “provocam” para serem violadas.

Sáb, 10/07/2021 - 14:20

José Castelo Branco está envolvido em nova polémica depois de ter afirmado que as vítimas de violação “provocam” para serem violadas. Estas afirmações foram feitas durante um direto no Instagram e estão a dar que falar na Internet, tendo chocado vários internautas.

Durante a conversa, um dos convidados afirmou que a “maior parte das violações em Portugal, com crianças a partir dos 13/14 anos, são a maior parte delas provocadas pelas próprias miúdas“. O socialite concordou e acrescentou: “Miúdas e miúdos“. O convidado continuou: “Portanto, coitados dos supostos violadores que não têm culpa“.

Ainda neste direto, José Castelo Branco afirmou. “Eu nem sabia o que era dançar funk. E eu disse: não faça isso que é horrível. Estão ali a dar ao rabo e estão à espera do quê? Estão à espera de serem santas? A provocarem dessa forma…”

Os seguidores do marchad d’art não perdoaram e teceram-lhe duras críticas. “Como é que uma figura pública pode sequer pensar em permitir transmitir uma barbaridade destas? Quando é que esta mentalidade acaba? Estou sem palavras“, “Repugnante” ou “Quando é que vamos deixar de dar crédito a este velho chalupa?” são alguns exemplos.

 

 

 

José Castelo Branco pede desculpa

Depois de toda esta polémica, José Castelo Branco já veio a público desculpar-se. “As minhas sinceras desculpas”, começou por escrever numa publicação nas redes sociais. “É importante ficar claro que a violência sexual e violação são crimes de culpa única do agressor. Não importa o lugar, hora, vestuário ou idade da vítima”, disse ainda. 

A seguir, recordou que ele próprio foi vítima de abusos sexuais quando era criança: “O José sofreu dessa mesma violência sexual em criança e tem sido um processo muito difícil, que deixa marcas internalizadas dessa mesma opressão. Peço desculpa por isso mesmo, que nenhuma vitima de violência sexual se sinta culpada ou responsável e que como sociedade temos de oferecer uma rede muito ativa e forte de proteção e validação das vitimas e menores”. A seguir, terminou: “Acredito ser possível o Zé aprender a ser melhor”. 

Texto: Patrícia Correia Branco; Fotos: Impala e Reprodução redes sociais

Siga a Revista VIP no Instagram