O Amor Acontece
Catarina mostra herpes labial e deixa Tiago chocado. Saiba o que é a doença

Nacional

Catarina, concorrente do programa “O Amor Acontece”, da TVI, deixou Tiago preocupado ao revelar que tem herpes labial.

Sáb, 10/07/2021 - 13:00

Tiago Falcão, concorrente do programa “O Amor Acontece”, da TVI, ficou preocupado com uma revelação por parte de Catarina. A jovem modelo, de 21 anos, confidenciou ter herpes labial, algo que deixou o engenheiro agrónomo sem saber o que dizer ou fazer.

“Tu tens herpes?”, questionou Tiago, depois de Catarina ter feito a revelação. “Tenho, aqui”, respondeu, apontando para o sítio onde estava o herpes. “Isso pega-se?”, perguntou, de imediato, o jovem, visivelmente preocupado.

“Pega”, atirou Catarina. “Isso quer dizer que eu posso ficar com herpes? Se tiver contacto facial contigo?”, voltou a questionar o rapaz. “Podes”, disse a jovem.

(Recorde aqui o momento que ocorreu este domingo, dia 04, no programa “O Amor Acontece”).

Durante a conversa, Catarina mostrou-se sorridente enquanto Tiago não conseguiu controlar as suas dúvidas. Mas, no final, tudo acabou bem.

Afinal, o que é o herpes?

Segundo o site da CUF, o herpes labial é uma “infeção viral comum e muito frequente”. Manifesta-se através de pequenas bolhas de água nos lábios após o paciente sentir coceira e formigueiro. “As vesículas depois rompem e cobrem-se de crostas que caem ao fim de uns dias. Este processo tende a repetir-se com periodicidade variável, desde uma semana até longos meses ou anos. Em média, cada surto dura duas a três semanas”, lê-se.

O herpes labial (HSV-1) não está limitado somente a essa zona, podendo surgir igualmente dentro do nariz, bochecha ou até mesmo no queixo.

O contágio ocorra mesmo quando a pessoa infetada não apresenta sintomas. E pode ser transmitido através de beijos, toques, especialmente na zona do rosto ou através da partilha de objetos íntimos como talheres ou batons.

De acordo com o mesmo site, “o herpes labial não tem cura. Contudo, as lesões desaparecem frequentemente sem que seja necessário qualquer tipo de tratamento”. Estima-se ainda que 90% da população tenho este vírus.

 

Texto: Márcia Alves; Fotos: TVI

Siga a Revista VIP no Instagram