Mariana Vieira da Silva, ministra da Presidência, começou a conferência de imprensa por explicar que a “situação voltou a deteriorar-se”, de forma que “não há condições para manter a pandemia controlada”. A ministra destaca uma incidência que aumentou na última semana e que é crescente nos grupos mais jovens e “significativamente mais baixa nas idades já vacinadas”, o que “significa que a vacina resulta“.
No concelhos de risco elevado ou muito elevado vai passar a haver limitação de circulação da via pública a partir das 23 horas, meia hora depois do limite de abertura de algumas atividades. A restrição de circulação para estes concelhos deverá entrar em vigor amanhã. Para tal, é preciso que o decreto seja publicado em Diário da República
Concelhos com mais de 240 casos por cem mil habitantes, ou seja, de elevado risco: Albufeira, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Constância, Lisboa, Loulé, Loures, Mafra, Mira, Moita, Odivelas, Oeiras, Olhão, Seixal, Sesimbra, Sintra e Sobral de Monte Agraço.
Apoios serão prorrogados
A ministra do Trabalho e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho, anunciou que o Governo vai “prorrogar o apoio extraordinário à retoma progressiva” para empresas empresas com queda de faturação superior a 25%. Até agora foram mais de 400 mil pessoas abrangidas por este apoio que vai continuar e que pode ir até 100% durante os meses de julho e agosto.
-
Adicionalmente, o Governo prorrogou o apoio aos trabalhadores independentes da cultura e turismo e aos sócios gerentes para os meses de julho e agosto, anunciou a ministra do Trabalho e da Segurança Social. Também foi prorrogado o mecanismo extraordinário de pagamento do subsídio de doença Covid a 100% até setembro.
Em relação a Lisboa, mantém-se o cerco, não há qualquer forma de levantar medidas nesta fase, diz a ministra. Para além disso, o Governo anunciou ainda que as eleições autárquicas estão marcadas para 26 de setembro.
Texto: Tomás Cascão
Siga a Revista VIP no Instagram