Isabel II odeia conflitos, mas a última polémica pode mudar essa atitude para sempre. Após quase 70 anos de reinado, a rainha decidiu abandonar o lema “nunca reclame, nunca explique”, tudo pela guerra de informação que o nome de Lilibet Diana, filha mais nova de Harry e Meghan, causou.
De acordo com a revista Hola, o Palácio não permitirá que mais ‘falsidades’ fiquem sem resposta. Apesar da avançada idade (95 anos), e após a perda do marido, Filipe de Edimburgo, a rainha deu um murro na mesa e fez saber que não permitirá que mais polémicas venham a público e fiquem por esclarecer.
Lilibet Diana, uma homenagem consentida?
Meghan Markle e o príncipe Harry decidiram homenagear a rainha Isabel II ao dar à filha o nome de Lilibet – alcunha de infância da rainha. A escolha fez correr muita tinta depois de vir a público que a homenagem não teria sido consentida pela monarca.
Uma fonte próxima da Casa Real revelou à BBC que Isabel II não recebeu nenhum tipo de contacto por parte dos recém-papás para pedir autorização. Contudo, Omid Scobie, co-autor da biografia de Harry e Meghan Markle, Finding Freedom, veio em defesa do casal. No Twitter, Omid afirmou que Harry “falou com a família antes do anúncio”.
Um porta-voz de Meghan e Harry acrescentou ainda que se Isabel II “não tivesse apoiado a decisão, não teriam usado o nome”.
Ainda assim, a escolha do nome causou estranheza dada a decisão que os duques de Sussex tomaram em março de 2020. O príncipe Harry e Meghan Markle abandonaram a família real. “É estranho que Meghan e Harry falem em entrevistas que não querem voltar para a família real e teem-se afastado da realeza ao mesmo tempo que batizam a filha com o apelido íntimo da rainha”, comentou, poucos dias após o nascimento da bebé, a biógrafa real Ingrid Seward.
Lilibet Diana Mountbatten-Windsor, o nome da primeira bebé a nascer fora do Reino Unido
Lilibet Diana Mountbatten-Windsor nasceu a 4 de junho às 11h40, no Hospital Barbara Cottage, na Califórnia, nos Estados Unidos da América. A irmã de Archie, de 2 anos, é a primeira descendente da rainha a nascer fora do Reino Unido. A segunda filha dos duques de Sussex ocupa a oitava posição na linha de sucessão do trono britânico.
O nome eleito pelos pais da menina não homenageia apenas a avó de Harry, mas também a mãe, a princesa Diana, que morreu num acidente de carro em 1997.
Texto: Mariana de Almeida; Fotos: Reuters e DR
Siga a Revista VIP no Instagram