O ex-diretor da BBC Tony Hall fez questão de pedir desculpa ao príncipe William pela dor causada depois da polémica entrevista feita à sua mãe, a princesa Diana, em 1995.
No discurso que fez perante a comissão parlamentar de cultura, Tony Hall fez questão de expressar “profundo pesar” pelo resultado devastador da entrevista que lady Di concedeu a Martin Bashir.
“Fizemos o que pensámos ser a coisa certa a fazer na altura, investigando Martin Bashir não uma, mas duas vezes. Tenho um respeito enorme pelo príncipe (William), trabalhei com ele em várias coisas e lamento profundamente a dor que isto lhe causou”, confessou.
Estas declarações surgem depois depois de o príncipe William ter emitido um comunicado onde criticava duramente a BBC e os métodos utilizados por Martin Bashir para entrevistar lady Di, através de documentos bancários falsos. Na mesma nota, o duque de Cambridge realçou os danos psicológicos que a mãe sofreu depois de a entrevista ter sido transmitida.
Em 1996, Tony Hall coordenou uma investigação interna na redação da BBC para entender a forma como Martin Bashir conseguiu a tão desejada entrevista com a princesa do Povo. O jornalista acabou por deixar o canal, para o qual só regressou em 2016 e acabou por sair o ano passado. A polémica entrevista continua a ser alvo de investigação, bem como Martin Bashir.
De notar que a mesma foi transmitida no programa “Panorama”, da BBC, em novembro de 1995. Na altura, a princesa Diana não estava divorciada do príncipe Carlos, mas os dois já estavam separados.
Foi nessa mesma entrevista que lady Di falou pela primeira vez sobre o caso extraconjugal do ex-marido com Camilla Parker-Bowles, a atual mulher do príncipe Carlos, quando alegou que existiam “três pessoas” no seu casamento.
Lady Di acabou por morrer em agosto de 1997, num trágico acidente de viação, em Paris.
Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Reuters
Siga a Revista VIP no Instagram