São várias as novelas realizadas em Portugal, mas são também alguns os erros que, de vez em quando, surgem nas cenas. Muitos deles estão relacionados com as partes clínicas. E este caso que lhe mostramos é mais um exemplo disso. Recentemente em “Amor Amor”, novela da SIC, Cajó, personagem de Rogério Samora, tenta matar Anselmo, papel de Almeno Gonçalves.
Este último encontra-se numa cama de hospital, ligado a um ventilador e Cajó tenta sufocá-lo com uma almofada. E aqui está o problema, trazido a público pela página de sucesso no Instagram Pérolas da urgência. “Caros guionistas, argumentistas e produtores de telenovelas portuguesas, parem de tentar asfixiar as vossas personagens ventiladas com uma almofada em cima da cara. Isto é de uma estupidez inqualificável”, começa por escrever o autor da página, que mantém o anonimato e conta com mais de 70 mil seguidores na rede social Instagram.
“Caso pretendam matar alguma das vossas personagens enquanto ela se encontra ventilada, optem pelo caminho mais lógico, que é fazer o vilão ou vilã simplesmente desligar o ventilador, desconectá-lo do tubo oro-traqueal ou, para os vilões mais inteligentes, reduzir a FiO2 para 21%”, lê-se. “Pode não ser tão dramático, mas pelo menos não insultam de forma tão gratuita a inteligência dos vossos espectadores”, continua.
A cena em questão
“É uma cena repetida vezes sem conta na televisão”, dizem os fãs. “Mas este senhor tem na certidão de óbito: lesão na cervical por causa ‘daquele tirar de almofada'”, brinca outra seguidora. E há quem dê mais exemplos. “A ficção não fica só por aqui… E aqueles monumentais pequenos almoços que os ricos das novelas tomam. E um deles, sempre cheio de pressa, toma só um café… Na vida real, era panquecas, ovos e bacon e pedia dois pães com queijo para levar, não me fosse dar a fome a meio da manhã… Enfim…”, finalizam. Veja o a cena em questão em baixo.
Texto: Andreia Costinha de Miranda; Fotos: SIC
Siga a Revista VIP no Instagram