Helena Coelho deu a oportunidade aos fãs de lhe colocarem algumas questões. A apresentadora da TVI, que foi mãe pela primeira vez em de abril, de uma menina – Íris, fruto da relação com Paulo Teixeira – recorreu ao Instagram e respondeu a algumas perguntas dos seguidores. O parto, o pós-parto, a amamentação e o regresso ao trabalho foram alguns dos temas abordados e Helena Coelho não deixou nada por dizer.
Sobre a experiência do parto, a comunicadora frisou que foi “muito duro”. “Toda a gente diz que nos esquecemos do parto passado um tempo e estou ansiosa que isso aconteça para que um dia possa cair na loucura de dar um mano à Íris. Enquanto me lembrar do que é estar grávida e parir… vou estar quieta”, confidenciou.
“Para uma primeira gravidez, é muito normal durar as 40 semanas ou mais, e também é muito comum ter de ser induzido (foi o meu caso). Isso acaba por tornar o trabalho de parto (por norma) mais demorado, por isso quando chegou a altura do período expulsivo eu já estava exausta, há muitas horas acordada, a aguentar dores e sem comer. Mas tudo se faz e todas temos experiências diferentes. O parto foi induzido e instrumentado (com ventosas) devido à posição em que a Íris estava, etc”, explicou.
Já a recuperação “foi ótima”. “Tive um parto normal, poucas horas depois estava a tomar banho normalmente. Na primeira semana sentia um leve desconforto quando me sentava, e na segunda semana doíam-me um pouco os ossos, zona do sacro, sinfise púbica. Neste momento estou ótima! Passou muito rápido e nunca foi nenhuma dor que me limitasse”, contou.
A amamentação também foi uma das questões que mais despertou a curiosidade dos fãs e Helena frisou que adora amamentar, embora “os primeiros dias tenham sido desafiantes”.
“Adoro amamentar. Os primeiros dias são desafiantes! Mas com as dicas certas, a pega certa (A Íris facilitou-me muito a vida nisto), apoio das enfermeiras, discos de hidrogel… rapidamente estabeleci a amamentação da forma certa”, recordou.
“Devo ter engordado uns 15 ou 16 quilos”
E quanto à boa forma física? Helena Coelho refere que, ao todo, terá engordado cerca de quinze quilos e que agora está “uma falsa magra”.
“Deixei de me pesar no fim do 8.º mês! É ridículo o quanto engordamos/inchamos/retemos líquidos no 9.º mês! Até ao 8.º tinha engordado 11/12 quilos, portanto, suponho que no fim mesmo deva ter engordado uns 15 ou 16 quilos”, destacou.
“Agora estou uma falsa magra. Perdi bastante peso na primeira semana porque: saiu o peso da Íris e de tudo o que estava inerente; amamentar ajudou muito também. E o útero foi muito rápido ao sítio pela amamentação também e por causa naturais, não sei, a natureza foi fixe comigo. Mas daqui a umas semanas vou começar a treinar e a ter mais atenção a essa parte porque estou toda flácida e precisar de perder alguma % de massa gorda para ficar como gosto de me ver. Mas neste momento esse não é o foco”, referiu.
“O pai é tão capaz quanto a mãe de tratar da bebé”
Houve ainda quem perguntasse o porquê de já estar a trabalhar tendo um bebé recém-nascido e Helena explicou tudo ao pormenor. “Porque a mãe pode, porque a mãe quer, porque o pai é tão capaz quanto a mãe de tratar da bebé, porque a mãe tem contas para pagar e quer dar uma vida incível à Íris, porque a mãe trabalha por conta própria e se não trabalha… as coisas não caem do céu”.
E continuou: “O meu trabalho é nas redes sociais e ainda não consegui voltar nem a 50%… vou fazendo com pequenos objetivos porque a rotina do recém-nascido é muito imprevisível e a minha prioridade é ela. Porém, tenho muita voltade de fazer coisas… acho que quando estamos felizes, sentimos muita energia, vontade de por ideias em prática. (…) Em relação à televisão, é só uma tarde por semana por isso é algo fácil de gerir.”
Helena Coelho deu a conhecer que gostava ainda de ter um rapaz “para poder ter as duas experiências.”
Texto: Márcia Alves; Fotos: Reprodução Instagram
Siga a Revista VIP no Instagram