Maria João Abreu sofreu um rompimento de um aneurisma. A atriz, de 57 anos, que dá vida a Sãozinha na novela da SIC “A Serra”, sentiu-se mal, na passada sexta-feira, 30 de abril, durante as gravações da trama escrita por Inês Gomes.
Com a insistência deste mal-estar, os profissionais de saúde foram de imediato chamados ao local e a atriz foi encaminhada para o Hospital Garcia de Orta, em Almada, onde permanece ainda internada. Segundo um jornal diário, foi durante as gravações ocorridas no referido dia que Maria João Abreu começou a apresentar “falhas de raciocínio e de mal-estar geral”, o que conduziu ao seu desmaio.
Antes de ser levada para a unidade hospitalar situada em Almada, a ex-mulher de José Raposo foi transportada de âmbulância para o Hospital Amadora-Sintra, porém “a gravidade do seu estado” motivou uma mudança para que esta possa ser acompanhada pelos profissionais do Hospital Garcia de Orta.
A atriz, que se encontra sob prognóstico reservado, foi, de acordo com o Correio da Manhã submetida a uma cirurgia para tentar “estancar a hemorragia”. “Foi colocado um stent [prótese metálica posicionada no interior das artérias obstruídas com o objetivo de restaurar o fluxo sanguíneo], mas o seu estado é muito delicado”, conta uma fonte à mesma publicação. A VIP sabe ainda que Maria João Abreu está em coma e já foi operada mais do que uma vez.
Família de Maria João Abreu “agradece a preocupação”
No comunicado emitido pela SIC, no início da tarde desta terça-feira, “toda a família agradece a preocupação e mensagens que tem recebido” desde que a intérprete foi hospitalizada. “Pedimos com carinho a todos, em especial à Comunicação Social, que nos permitam passar por este momento com a calma e privacidade necessárias para ajudar a Maria João Abreu a superar este desafio. Obrigado”, acrescentam os familiares de Maria João Abreu.
Já “a SIC, a SP Televisão, a Coral Europa e todos os seus colegas de elencos desejam rápidas melhoras à nossa querida Maria João Abreu”, pode ainda ler-se.
Famosos solidários com frágil estado de sáude de Maria João Abreu
Face às recentes notícias que dão conta da saúde instável da atriz que integra a sitcom “Patrões Fora”, da SIC, são várias as figuras públicas que se têm manifestado publicamente sobre o assunto, desejando-lhe as melhoras. Foi o caso de Hernâni Carvalho. “A vida pregou mais uma partida à grande atriz Maria João Abreu. Está internada após ter sido vítima de um aneurisma cerebral. Estamos todos desejando que recupere rápido”, escreveu o anfitrião do programa “Linha Aberta”, transmitido pela estação de Paço de Arcos.
Aquando da partilha do comunicado na página oficial de Instagram da SIC, outros colegas de profissão deixaram uma mensagem de ânimo e apoio à intérprete. Ana Brito e Cunha foi uma delas. “Força, querida”, comentou a atriz que interpreta Aida na novela da TVI “Festa é Festa“, acrescentando um emoji em forma de coração. O mesmo símbolo deixaram Dânia Neto, joão Jesus, Jorge Corrula e Oceana Basílio, que integram o elenco de “A Serra”.
Maria Rueff também se juntou, entretanto, à onda de amor criada em redor da atriz: “Querida João, toda a força do mundo!”. Por sua vez, João Reis e Liliana Santos expressaram o seu carinho através de corações.
O que é um aneurisma cerebral?
Segundo explica a CUF no seu site, “um aneurisma cerebral corresponde a uma zona de fraqueza da parede de um vaso sanguíneo intracraniano que tende a dilatar-se, ficando preenchido com sangue. De um modo geral, os aneurismas formam-se na zona da bifurcação das artérias, por ser a zona mais frágil da sua estrutura”.
“Essa dilatação pode exercer pressão sobre nervos ou outras estruturas cerebrais adjacentes. Por outro lado, pode romper causando uma hemorragia que vai comprimir as estruturas vizinhas”, o que terá acontecido com Maria João Abreu.
Texto: Alexandre Oliveira Vaz e Dúlio Silva; Foto: Redes Sociais
Siga a Revista VIP no Instagram