Isabel Abreu
“E se não tivesse dinheiro para pensos e tampões?” Atriz cria projeto solidário sobre menstruação

Nacional

Isabel Abreu tem em mãos um projeto solidário sobre menstruação e todas as necessidades que daí advêm para mulheres que não têm casa ou dinheiro. Iniciativa foi lançada após a atriz se tornar amiga de uma sem-abrigo

Sex, 30/04/2021 - 18:00

Isabel Abreu lançou um “projeto solidário e ativista” relacionado com menstruação e todas as necessidades que daí advêm para mulheres que não têm casa ou dinheiro para adquirir pensos, tampões e cuidados básicos de higiene. A atriz meteu maus à obra para criar soluções, após conhecer uma mulher sem-abrigo e se tornar sua amiga. 

“Todas merecemos”, assim se chama a iniciativa, tem a assinatura de Isabel Abreu, mas também da atriz Joana Seixas e da ambientalista Joana Guerra Tadeu.

Várias figuras públicas, entre elas Nuno Markl, divulgaram o projeto nas redes sociais. “A Isabel Abreu, para além de ser das melhores actrizes que cá temos, é uma mulher solidária, transbordante de empatia, e ontem ligou-me para me contar apaixonadamente este projeto e pedir ajuda na divulgação”, explicou no Instagram. “É de ler as palavras da Isabel sobre o que desencadeou isto.”

Leia o testemunho na íntegra: 

«Em Março do ano passado, B foi dispensada do restaurante onde trabalhava com o marido, no Algarve. Vieram ambos para Lisboa na esperança de encontrar trabalho. Sem encontrarem qualquer coisa para fazer e sem fonte de rendimento, B e o marido viram-se obrigados a pedir na rua. (…) Estão neste momento a viver no Pavilhão do Casal Vistoso, onde apesar de partilharem o tecto com muitas pessoas sem casa, têm uma cama, casa de banho, pequeno almoço e jantar. B pede na rua onde fica a minha casa. Durante os últimos meses, fomos falando e tornámo-nos amigas.

Um dia, enquanto conversávamos, surgiram-me questões acerca da higiene menstrual de B. B é uma mulher como eu. B só tem mais um ano que eu. Menstrua como eu. Mas não tem uma casa como eu. Como é que B faz quando está menstruada? Como é que paga aquilo de que precisa quando está menstruada? Como é que B consegue obter dinheiro enquanto menstrua e se debate com uma situação inevitável quando se nasce com útero? Para B, a resposta a todas estas perguntas era simples: ‘Tenho de arranjar dinheiro para isso. Não tenho hipótese de não comprar pensos higiénicos. Tenho de conseguir’.

“Menstruar, precisar de higiene e limpeza mais do que nunca e precisar de dinheiro para isso”

Pela primeira vez, vi-me exposta a esta questão tão simples da condição feminina: menstruar, precisar de higiene e limpeza mais do que nunca e precisar de dinheiro para isso. Como é que eu podia ajudar B? Como é que eu podia ajudar mais do que um mês, pensando no futuro, na durabilidade, na sustentabilidade?»

“Palavras da Isabel. A partir daqui surge o @todasmerecemos e uma carta aberta para assinar, dirigida a quem tem poder de decisão no país. Antes que seguidores homens aqui do meu estaminé digam “uh pá, menstruação? Não é comigo”, relembro que não é preciso menstruar para se ser solidário. Vejam o vídeo, sigam o @todasmerecemos, assinem a carta. Não custa nada”, rematou Nuno Markl. 

Veja o vídeo divulgado: 

Catarina Furtado, Mariana Monteiro, Teresa Tavares, Inês Aires Pereira, Joana Santos, Albano Jerónimo, Anabela Moreira, Jorge Corrula, Isabela Valadeiro e Cláudia Chéu foram algumas das figuras públicas a aplaudir de pé este projeto. 

Texto: Joana Dantas Rebelo, Fotos: redes sociais e arquivo impala 

Siga a Revista VIP no Instagram