Se lhe falarmos da hormona prolactina de forma isolada, existe a real possibilidade de que não lhe diga grande coisa. Ainda assim, esta sempre foi vista como a responsável pelo período refratário pós-ejaculatório masculino. Ou, por outras palavras, o motivo pelo qual os homens têm de esperar para fazer sexo novamente. De forma mais desenvolvida, é uma hormona que está relacionada com um vasto leque de processos fisiológicos do corpo. Como é o caso do início do período de ejaculação deles, acabando quando o homem recupera a sua capacidade sexual.
Agora, surgem novos dados que vêm colocar em causa uma ideia muito antiga. Estudos recentes referem que a libertação da hormona durante a ejaculação masculina poderá não ser o principal motivo pelo qual eles têm de esperar para fazer novamente sexo. Susana Lima e Susana Valente, investigadoras da Fundação Champalimaud, são as mentoras do estudo que coloca a ideia em causa. A dupla não questiona a importância da hormona, mas defende que existe uma pequena probabilidade de que o período refratário seja provocado pela proclatina. De acordo com a investigação realizada, não existe uma ligação direta entre a hormona e o período refratário pós-ejaculatório.
A experiência foi realizada em ratos devido ao facto de o comportamento sexual ser bastante semelhante ao dos homens. Depois de testadas diversas estirpes, com desempenhos sexuais diferentes, verificou-se que uma tinha um período refratário curto e outra que se prolongava durante dias.
Fotos: D.R.
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”