A Vitamina D assume um papel fundamental no nosso organismo. A sua principal função é a forma como ajuda a absorver todo o cálcio que ingerimos e evita a sua eliminação renal, disponibilizando-o para os nossos ossos, fortalecendo-os.
É também importante, por exemplo, na tonificação de músculos. É conhecida como a “vitamina do sol”, mas quando este vai de férias, o que fazemos? A exposição solar leva a nossa pele a iniciar um sem número de reações bioquímicas que culminam com a produção de vitamina D. E apesar de ser responsável por 80 a 85% das nossas necessidades diárias, está longe de ser a única fonte de vitamina D.
Estes alimentos são ricos em vitamina D e não deve ignorá-los
As grandes fontes de vitamina D são por norma alimentos de origem animal. Alimentos que incluem leite, ovos e peixes gordos (salmão e atum, por exemplo). Apesar disso, importa salientar que, por regra, não é possível obter a quantidade necessária de vitamina D a partir dos alimentos. É aconselhável uma exposição solar de pelo menos 15 minutos por dia. No que diz respeito a quantidades, um adulto saudável deve consumir, em média, cerca de 15 mcg por dia de vitamina D. Por seu lado, os idosos necessitam de 20 mcg/dia.
Alimentos ricos em Vitamina D (lista com a quantidade de vitamina por cada 100 gramas):
Óleo de fígado de bacalhau: 250 microgramas (mcg);
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”