Rainha Isabel II
Vai perder a sua alcunha mais carinhosa – Saiba porquê

Realeza

Com a morte do príncipe Filipe, a rainha Isabel II prepara-se para perder definitivamente a sua alcunha mais especial.

Ter, 20/04/2021 - 13:04

O príncipe Filipe era o único membro da família real que tratava Isabel II por ‘Lilibet’, a alcunha carinhosa que o rei Jorge VI atribuiu à filha quando esta ainda era criança. Com a morte do marido da rainha, é bem provável que a monarca não volte a ser chamada por este nome tão especial.

Para além do marido e do pai, as únicas pessoas que tratavam a rainha Isabel II por ‘Lilibet’ eram a mãe, Isabel I – a Rainha Mãe -, e a sua irmã mais nova, a princesa Margarida, que morreu eu 2002. A morte do duque de Edimburgo põe assim um ponto final na utilização desta alcunha carinhosa.

A rainha Isabel II e o príncipe Filipe foram casados durante 73 anos. A monarca prepara-se para celebrar 95 anos de vida esta quarta-feira, 21 de abril, e o marido completaria 100 anos de idade em junho. 

Segundo o Daily Mail, o aniversário da Sua Majestade vai ser celebrado de forma diferente. A habitual cerimónia com os disparos de armas no Hyde Park e na Torre de Londres não vai acontecer. As razões prendem-se com a morte do príncipe Filipe, o marido da rainha, no passado dia 9 de abril, e também com a situação de confinamento em que o Reino Unido se encontra, por causa da covid-19. 

A mesma publicação revela que também não vai ser captado o habitual retrato da rainha Isabel II e espera-se que a família real celebre o aniversário da monarca com um almoço íntimo, no Castelo de Windsor.

Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Reuters e Casa Real Britânica

Siga a Revista VIP no Instagram