A morte do príncipe Filipe abalou o Reino Unido, mas há uma questão que está a inquietar os britânicos e a imprensa mundial: afinal, quem é que vai ficar com o título de ‘duque de Edimburgo’, que pertencia ao marido de Isabel II desde 1947, o ano em que os dois se casaram?
A verdade é que, segundo as tradições da realeza britânica, não existe uma regra clara para a atribuição do ducado. Após a morte de Filipe de Edimburgo, o título foi devolvido à Coroa e será novamente atribuído a um dos homens da família real pela rainha de Inglaterra.
Segundo a imprensa britânica, o príncipe Eduardo, o filho mais novo de Isabel II e Filipe, é o principal “candidato” a adotar este título, mas não existem confirmações por parte do Palácio de Buckingham sobre esta atribuição.
Os pormenores dos últimos dias de vida do príncipe Filipe
O príncipe Filipe morreu no dia 9 de abril, aos 99 anos, e foram revelados todos os pormenores sobre os últimos dias de vida do marido da rainha Isabel II.
Segundo avança o Daily Mail, o duque de Edimburgo recebeu uma visita especial do príncipe Carlos ainda antes de sair do hospital e de regressar ao conforto do Castelo de Windsor. O seu filho mais velho percorreu 160 quilómetros para poder estar ao lado do pai e saiu visivelmente emocionado da visita.
Depois de regressar a casa, no dia 16 de março, Filipe de Edimburgo permaneceu em descanso absoluto, na companhia da sua companheira de vida, com quem viveu um casamento de 73 anos. Na Páscoa, a rainha Isabel II recebeu o príncipe Carlos para darem um passeio nos jardins do Castelo de Windsor, mas não se sabe ao certo se o herdeiro à Coroa do Reino Unido viu o pai nesse dia.
Leia mais aqui
Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Reuters e Casa real britânica
Siga a Revista VIP no Instagram