Dicas do Cabeleireiro David Xavier
6 truques para cuidar do cabelo louro em casa

Nacional

Está em confinamento e não sabe como tratar do seu cabelo louro? David Xavier, cabeleireiro do Atelier Chiado Hair Salon e cronista das revistas Nova Gente e VIP, reúne os melhores truques para que mantenha o seu visual bonito, forte e brilhante.

Sáb, 20/03/2021 - 17:00

É um facto que todas as mulheres (e homens) de cabelo louro sabem – o louro exige mais cuidados do que outros cabelos, e não importa se são naturais ou pintados.

Os louros naturais são mais regidos no seu tratamento devido às suas fibras, que são mais finas do que os cabelos mais escuros e, por isso, podem ter mais tendência ao enfraquecimento repentino, tornando-se mais quebradiços e sem brilho. Já os louros pintados merecem uma atenção especial, porque no processo de descoloração estão presentes alguns componentes que podem agredir e sensibilizar a fibra capilar, fazendo com que quebra e opacidade se tornem uma constante.

Agora, mais de mês e meio depois de ser decretado mais um confinamento nacional, e em que os salões de beleza estão fechados, serão muitas as mulheres, e alguns homens, que estão a “sofrer” pela falta de manutenção dos seus louros.

Por isso mesmo, reuni um conjunto de truques-chave que considero essenciais fazer em casa até à abertura dos cabeleireiros.

1 – Preferência por shampoos hidratantes

Uma das caraterísticas dos cabelos louros, sobretudo os pintados, é de terem uma estrutura seca ao toque, o que significa que estão desidratados. O mesmo acontece com os pintados com a agravante que têm também tendência para desbotar. Por isso mesmo, não há nada do que apostar num shampoo hidratante.

Na minha opinião, o melhor shampoo do mercado é o da Alfaparf Milano Semi di Lino Moisture que, para além de fazer uma excelente higienização da zona capilar, proporciona ao cabelo uma hidratação intensa e profunda e, devido à tecnologia ‘Color Fix Complex’, impede que o cabelo fique desbotado, já que tenta ‘fixar’ a coloração existe por mais tempo no cabelo.

A função deste shampoo é o de limpar os fios de cabelo sem os ressecar, socorrendo o fortalecimento da fibra capilar e mantendo a cor que tanto desejava.

2 – Lavagem do cabelo com água morna sempre

Esta é um truque universal para todos os tipos de cabelo, sem exceção.

Como já referi, o cabelo louro, pintado ou natural, tem tendência para ficar seco, ou seja, a água com temperatura alta vai potenciar esse estado de desidratação com fios capilares ressacados e fibra capilar sensibilizada.

Assim, aconselho que tenha atenção no banho e que lave o cabelo com água tépida.

3 – Uso de máscara pelo menos uma vez por semana

É um dos imperativos para preservar o cabelo louro hidratado – o uso de máscara específica para cabelos pintados, sobretudo, se foram louros.

Sabendo que é um processo que demora e que muitas vezes não há grande paciência nem tempo para passar no chuveiro, aconselho que aplique máscara pelo menos uma vez por semana nos fios húmidos, depois de ter lavado o cabelo.

Depois, molhe uma toalha em água a ferver e coloque-a na cabeça durante aproximadamente 10 minutos, para potencializar o efeito da máscara. Depois, retire com água até não ter qualquer tipo de presença da mesma.

Pela minha experiência, com a repetição deste tipo de ritual de beleza, a máscara vai oferecer uma hidratação aos fios de cabelos, deixando-os sedosos, brilhantes e saudáveis.

Na minha opinião, a melhor máscara do mercado é a Alfaparf Milano Semi di Lino Moisture que nutre e hidrata perfeitamente a fibra capilar e restaura a beleza e o aspeto saudável através dos complexos complexo Shine Fix e Color Fix. Além disso, a máscara ajuda a pentear o cabelo mais facilmente.

4 – Opção por um condicionador para cabelos louros

No momento de comprar um condicionador, a minha sugestão é que opte por um para cabelos louros.

Às vezes marginalizado devido à preferência pela máscara, o condicionador tem como principal função selar as cutículas dos fios de cabelo, conservando os nutrientes no interior da fibra. Quando recusa o uso do condicionador, os fios tendem a ressecar e as pontas espigadas de forma mais rápida.

Nesta linha de pensamento, sou apologista, caso tenha esse conforto monetário, que o inclua o condicionador na rotina capilar.

Na minha opinião, o Alfaparf Milano That’s It Blonde Parade é a melhor opção, porque é um produto para todo o tipo de loiros. Este condicionador é um tratamento nutritivo para cabelos loiros, quentes ou frios, naturais ou coloridos.

5 – Aposte num óleo de tratamento finalizante

Finalize este ritual de tratamento dos seus cabelos louros com a ajuda de um óleo de tratamento finalizante.

Por norma, este tipo de óleos dá o toque final às propriedades constantes no shampoo, na máscara e no condicionador. Para além disso e de forma geral, estes óleos protegem o cabelo da humidade e das influências externas que o deixam matificado e fraco e deixam o cabelo sedosamente macio.

Na minha opinião, o Alfaparf Milano Semi di Lino Sublime Cristalli é o melhor do mercado. O complexo Shine Fix de extrato de semente de linho proporciona brilho absoluto ao cabelo e alisa a superfície da fibra capilar. Já o complexo Color Fix, que é uma fórmula inovadora de filtros UVA e UVB e que, em conjunto com o conteúdo de antioxidantes, ajuda a proteger a cor e prolonga o brilho e a intensidade. Aplique uma a três gotas de cristais líquidos no cabelo húmido ou seco, depois penteie como habitual e não enxague.

6 – Evite hidratações caseiras

As hidratações capilares caseiras não são opção, sobretudo para os fios louros.

Mesmo sendo feitas com base de ingredientes naturais, este tipo de hidratações não são sujeitas a nenhum tipo de controlo, o que pode significar um excesso ou uma carência de determinados nutrientes, o que pode ser danoso para o cabelo.

Opte sempre por produtos de qualidade dedicados a cabelo e prefira sempre os de uso profissional.

Texto: David Xavier; Fotos: D.R.

Siga a Revista VIP no Instagram