Rui Duarte Catana
De pai a modelo de fitness, de CEO a influenciador – a história de Rui Duarte Catana

Nacional

Modelo de fitness, CEO e influenciador digital, quem acha que o sucesso de Rui é surpreendente é porque não tem andado muito atento às redes sociais nos últimos anos.

Ter, 16/03/2021 - 15:50

Rui Duarte Catana nasceu em 1978 em Lisboa e foi criado na vila da Venda do Pinheiro, no concelho de Mafra. É casado desde 2004 e tem três filhas, sendo um orgulhoso filho de pai beirão e de mãe alentejana, sendo estes, possivelmente, os dados mais relevantes da sua biografia, inscritos com a ternura de quem dá toda a importância do mundo à família.

Modelo de fitness, CEO e influenciador digital, quem acha que o sucesso de Rui é surpreendente é porque não tem andado muito atento às redes sociais nos últimos anos. Só na sua conta no Instagram @ruiduartecatana – o influencer conta com 129 mil seguidores.

Mais: desde o ano de 2018 – quando fez a primeira sessão fotográfica para aquela rede social – o modelo de fitness simplesmente não parou.

É atualmente um dos influencer mais conhecidos do país segundo os especialistas da StarNgage. Nesta plataforma, que mede o grau de influência digital, Rui está em 11º lugar numa exclusivíssima lista que conta também com nomes dos conhecidos Mafalda Castro e Marco Costa na categoria de Saúde e Fitness.

Na categoria de Educação, por seu turno, Rui lidera de forma absolutamente categórica o ranking de influencer com mais seguidores e engagement, o que é marcante, sobretudo para alguém que não é classificado como “famoso”, não é jogador de futebol, músico ou artista.

Um influencer #motivacional

A arte de Rui é outra. Não é, definitivamente, o protótipo do homem português com 40 anos. No seu feed no Instagram podemos ver os resultados de várias sessões fotográficas sensuais, fotos em família, treinos, frases motivacionais e conselhos de vida.

Para além disso, Rui partilha com os seus fãs as suas presenças em competições de bodybuilding. Recentemente, por exemplo, ficou em 5º lugar na categoria de Masters (para maiores de 40 anos) na modalidade de mensphysique do mítico campeonato internacional Mr. Universe.

O inicio da sua história no Instagram

Mas não se pense que este nosso Senhor Universo aterrou no fitness por questões de vaidade. Pelo contrário. Em 2012, tomou uma decisão de vida: mudar o seu corpo.

Enquanto jovem, Rui achava-se muito franzino e magro. A partir de 2015 começou a treinar com o preparador físico Luís Postiga e os resultados do esforço compensaram. À mudança no corpo correspondeu também uma mudança psicológica – corpo são, mente sã – e a sua autoconfiança foi melhorando.

Cereja no topo do bolo – com pouco açúcar, claro, porque Rui gosta de comida saudável – foi o facto de ter deixado de fumar. Mais um pequeno grande passo na sua vida.  “Estas alterações a nível pessoal tiveram um impacto muito positivo a nível profissional”, afirmou Rui Duarte Catana sobre as mudanças nestes últimos 5 anos da sua vida. 

A vida profissional

Para além da sua vida como modelo de fitness e influenciador digital, Rui é ainda CEO da Álvaro Duarte & Associados, uma empresa fundada pelo seu pai 1973, e onde subiu a pulso, de técnico de patentes até à posição que atualmente ocupa. Curioso é também o seu registo académico. 

Rui Duarte Catana é Engenheiro Biotecnológico licenciado pela Universidade Lusófona – foi aliás na Universidade que conheceu a sua mulher. Para além disso fez uma Pós-Graduação em Propriedade Industrial na Universidade Moderna de Lisboa e frequentou o programa doutoral em Biotecnologia intitulado “Desenvolvimento de um sistema piloto para a hidrólise de polissacáridos”, no Centro de Engenharia Biológica e Química do IST (Instituto Superior Técnico).

Neste trabalhou sob a orientação de conceituados académicos portugueses, tendo publicado vários artigos sobre o tema em revistas científicas internacionais.

Em resumo, Rui Duarte Catana é a prova viva de que as aparências iludem e o seu sucesso veio desconstruir alguns mitos mais conversadores. Ele não só não é aquilo que as pessoas pensam que um homem quarentão deve ser, como também não é aquilo que se espera de um modelo de fitness e muito menos de um influenciador digital.

Para além disso, Rui Duarte Catana não é seguramente o estereótipo do CEO clássico, nem muito menos do académico “marrão” da porta ao lado. E assim ainda, ele é isso tudo, com nota máxima em tudo o que fez e faz.

Longe do preconceito, mas perto da atitude, Rui tem sido um caso de sucesso nas redes sociais que tem suscitado cada vez mais atenção dos media, para além dos altos níveis de engagement com os seus seguidores. Mais do que um caso de estudo, Rui Duarte Catana é uma personalidade que vale a pena acompanhar.

Siga a Revista VIP no Instagram