Helena Vieira, de 67 anos, está internada no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, a lutar contra uma pneumonia provocada pela COVID-19. A cantora lírica foi hospitalizada a 3 de fevereiro – há 16 dias, portanto -, um dia depois de ter descoberto, na Casa do Artista, onde vive há dois anos, que tinha contraído o novo coronavírus.
A notícia é dada pela própria Helena Vieira, em exclusivo, à TV 7 Dias. “Já estou bastante melhor. O oxigénio está a custar a subir… Eu estava muito, muito cansada! Custava-me imenso respirar. Agora, ainda estou um bocadinho cansada, o que é natural, segundo o que o médico me disse hoje. Mas já estou francamente melhor. Não tem comparação”, revela a também atriz, que esteve “sempre consciente” em todo o período.
As últimas duas semanas foram passadas com o “pensamento positivo” de que vai ultrapassar com sucesso a luta contra a COVID-19. “Estou sempre a pensar: ‘Vamos embora! Para a frente é que é o caminho’”, conta a cantora lírica, claramente frágil mas sublinhando que tem sido “muitíssimo bem tratada” na unidade hospitalar onde está em convalescença.
18 residentes da Casa do Artista com COVID-19. Cinco estão internados
Helena Vieira é apenas mais um de muitos casos positivos de COVID-19 no surto que abalou a Casa do Artista e que a TV 7 Dias lhe deu a conhecer em exclusivo e primeira mão. Segundo os últimos dados oficiais, divulgados esta sexta-feira por uma fonte da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), o número de infetados na instituição, entre residentes e funcionários, subiu para 33.
Atualmente, entre os 70 moradores da Casa dos Artista, há “18 casos ativos, 13 dos quais estão na instituição, devidamente separados dos negativos, e cinco estão internados”. Helena Vieira é um deles. De acordo com a mesma fonte, citada pela Agência Lusa, há, à data de hoje, dos 30 que lá trabalham, 15 funcionários infetados, que estão “a cumprir isolamento nas respetivas casas”.
O surto de COVID-19 na instituição já provocou oito vítimas mortais, entre elas a atriz Adelaide João e a cantora lírica Maria Andrea Gaspar. A Casa do Artista garante que Cecília Guimarães não morreu de COVID-19 mas, sim, de pneumonia.
A TV 7 Dias contactou a Casa do Artista, que recusou prestar declarações sobre o assunto, remetendo todos os esclarecimentos para os comunicados que são ocasionalmente lançados nas redes sociais.
Texto: Dúlio Silva; Fotos: Arquivo Impala e reprodução redes sociais
Siga a Revista VIP no Instagram