Cláudio Ramos surpreendeu, em direto, Tiago Antunes, um dos convidados do programa “Dois às 10” desta quinta-feira, 18 de fevereiro, ao revelar-lhe que irá patrocinar a publicação do livro que escreveu. Mas já lá vamos. Conheça, primeiro, a história do jovem.
Tiago sofre de uma doença degenerativa rara chamada Artrogripose Múltipla Congénita e, neste momento, tem 86% de incapacidade motora. Perante o sofrimento, é a favor da despenalização da morte medicamente assistida. “Eu não quero ficar preso, deixem-me escolher. A família sabe que eu vou partir, por isso aproveitei ao máximo o que podia com a família, mas chega. Chega de dores, chega de sofrer. Chega de estar na cama do hospital e saber que a família está em festas de aniversário, natais, e eu estou ali preso”, revela.
“Se posso decidir alguma coisa, que seja esta a minha última decisão”
“As minhas irmãs aceitam, já se resignaram à ideia. Elas sabem que eu sofro, que eu estou a piorar. Conseguem ver. Podem não concordar, mas pelo menos apoiam”, atira. No entanto, os pais de Tiago não aceitam a ideia do filho. “Eles nasceram num Portugal profundo, intrinsecamente religioso, a acreditar em Deus. Nenhum pai quer ver um filho a partir assim”, considera.
“Só eu sei o que estou a passar, as dores que tenho. Se posso decidir alguma coisa, que seja esta a minha última decisão”, defende. Mas Tiago sabe que ainda tem “muito para viver”. “O que é que os médicos lhe dizem?”, pergunta a apresentadora. “20, 30 anos. Hoje, sentindo o que sinto agora, 10, 15”, responde.
O maior sonho do convidado de Cláudio Ramos e Maria Botelho Moniz era ser pai, mas já se conformou que não irá conseguir.
Cláudio Ramos surpreende convidado: “Eu patrocino o seu livro”
A certa altura, o também anfitrião do “Big Brother – Duplo Impacto” atira: “Escreveu um romance.” “É a história da Joana, com cancro em fase terminal, e que recebe as piores notícias do mundo. Então decidiu partir à maneira dela, aproveitando cada segundo até partir”, responde o jovem.
A obra não foi ainda publicada, devido ao “investimento elevado” que tem de ser feito por “um escritor novo, sem garantias de sucesso”. “Vou partilhando de mão em mão”, revela.
O livro “Joana” Já foi apresentado “a várias editoras”, umas “falaram em 1200 euros, outras em 500”. Foi aí que Cláudio Ramos decidiu surpreender Tiago. “Eu quero editar o seu livro, eu patrocino o seu livro. Pode ser? Fala com a editora, a minha produção fala consigo e eu patrocino o seu livro. Mas você tem que me prometer que daqui a 10 anos está aí sentado. Fechamos este acordo? É uma coisa de homem para homem, a Maria é testemunha. Eu posso não estar aqui, mas você tem de estar. E o lançamento é feito aqui”, atira o apresentador da estação de Queluz de Baixo.
Texto: Ivan Silva; fotos: redes sociais e divulgação TVI
Siga a Revista VIP no Instagram