A última publicação de Fátima Lopes nas redes sociais causou discussão entre os seus seguidores. A apresentadora, que recentemente rescindiu contrato com a TVI, tem estado dedicada à família e partilhou duas fotografias, no campo, a trabalhar no cultivo.
“Hoje plantei salsa, coentros e espinafres. Vamos ver como corre”, escreveu como legenda de duas imagens, na qual surge com as mãos na terra (ver galeria). Mas, se houve internautas que a felicitaram e desejaram felicidades para o futuro, houve também quem apontasse o dedo ao termo usado por Fátima Lopes.
“Não plantou, menina Fátima. A senhora, com letra muito grande, semeou…”, escreveu uma delas. “Plantar com planta, semear com semente”, explicou outra. “Não se vê nenhuma planta… Como tal, foram sementes e, assim, semeou”, pode ainda ler-se.
Apesar das explicações, uma seguidora de antiga estrela da TVI contestou esta explicação: “É igual, plantar ou semear. A tal coisa que envolve a planta já germinada não é plantar, é transplantar, porque germinou num sítio e é plantada”.
O que diz o dicionário de língua portuguesa
De forma a melhor entender esta diferença, a VIP explica-lhe que, de acordo com o dicionário da língua portuguesa Priberan, semear significa “deitar sementes em qualquer terra” ou “fazer a sementeira de”.
No mesmo dicionário, plantar significa “meter na terra (alguma planta) para que se desenvolva” ou “semear ou cultivar alguma espécie vegeral”.
Isto significa que o termo usado por Fátima Lopes estará correto, pois o verbo “plantar” é sinónimo de “semear”. No entanto, o oposto não acontece. Ou seja, se a apresentadora colocasse uma planta na terra, não poderia usar o termo “semear”.
Texto: Patrícia Correia Branco; Fotos: Reprodução redes sociais
Siga a Revista VIP no Instagram