Rui Santos
As mortes, o divórcio e as ausências: “Podia ter feito mais, tenho de pedir desculpa”

Nacional

Rui Santos foi o convidado de Daniel Oliveira no programa “Alta Definição”, da SIC, e recordou, lavado em lágrimas, algumas perdas na sua vida.

Dom, 07/02/2021 - 12:00

Rui Santos foi o convidado de Daniel Oliveira no programa “Alta Definição”, da SIC, emitido este sábado, dia 6 de fevereiro. O jornalista abriu o coração e recordou o momento em que a irmã morreu.

“A minha irmã morreu de parto… mas a minha sobrinha sobreviveu e hoje é uma mulher absolutamente emancipada, que neste momento está fora do país”, contou. “Foi um momento terrível, sobretudo para a minha mãe… e eu perdi o sol. Perdi… não queria mas… desculpa”, interrompeu, em lágrimas. “A minha irmã era uma miúda bonita, era extensão da minha mãe, era a alegria, a vontade de viver…”, explicou.

Um momento duro que fez com que Rui se focasse mais no trabalho. Até porque, nesse momento, não tinha tempo para pensar na dor. “Tentei esconder-me um bocadinho no trabalho”.

“O trabalho salvou-te?”, questionou o apresentador. “Nunca salva totalmente. A ferida é tão grande que está cá sempre. É uma dor que está instalada e que faz parte de nós. Há momentos que aparece com outra intensidade e o facto de estarmos a fazer coisas reduz um bocadinho… mas está sempre cá”, respondeu o comunicador.

Rui Santos recorda perdas e pede desculpa

Rui Santos confessou que os momentos mais difíceis são “os momentos de perda”. “Sofri muito com a perda do meu pai, da minha mãe, dos meus tios, da minha irmã. (…)”, frisou. E acrescentou: “Tenho a noção clara de que metade da minha vida já passou… mas tenho uma preocupação muito grande com o bem estar da minha filha. Fui sempre trabalho e depois família”. E por isso, pede desculpa.

“Podia ter feito mais. tenho que pedir desculpa às mulheres da minha vida. Não consegui ser totalmente equilibrado nessa relação. O trabalho sempre tomou conta de mim. Se calhar, o meu maior falhanço foi esse. Há umas reparações que preciso fazer”, salientou. “Tenho medo de sair daqui [morrer] sem fazer isso. A prioridade é a relação com a minha filha, a Mariana”, completou.

“O que eu quero mais é que ela perceba fundamente é que o pai investiu numa carreira, que é uma pessoa que tem alguns defeitos, cometeu alguns erros mas que ela está sempre no meu coração. Neste momento a prioridade das minhas prioridades”.

E recordou: “Ela apareceu quando eu estava subterrado de trabalho , depois tive um divórcio. O processo de divórcio foi complicado, foi difícil. Ela era pequena e essas coisas marcam”.

Rui Santos voltou a falar da irmã e confidenciou que tem um assunto pendente por resolver. “Tenho de voltar ao sítio onde a minha irmã ficou. São tantos anos passados, acho que estou preparado mas às tantas não estou. Adoro os Açores, convivi muito com ela em São Miguel… Há aqui qualquer coisa que tenho que ultrapassar”.

Texto: Márcia Alves; Fotos: DR

Siga a Revista VIP no Instagram