Cristiano Ronaldo
Faz hoje 36 anos – 36 curiosidades sobre a vida pessoal e carreira de CR7

Nacional

Cristiano Ronaldo celebra 36 anos esta sexta-feira, 5 de fevereiro. A VIP reuniu 36 curiosidades sobre a vida de CR7, tanto a nível pessoal como profissional.

Sex, 05/02/2021 - 14:00

Cristiano Ronaldo celebra 36 anos esta sexta-feira, 5 de fevereiro. Para assinalar o aniversário do jogador internacional português, a VIP reuniu 36 curiosidades sobre a sua vida, tanto a nível pessoal como profissional. 

Eis as curiosidades do madeirense que revolucionou o mundo do futebol: 

1.  Local e Data do nascimento

Nasceu no Hospital da Cruz de Carvalho, na Madeira, às 10h20, no dia 5 de fevereiro de 1985.

2. Tentativa de aborto

Cristiano é o mais novo de quatro irmãos. A mãe quando ficou grávida do jogador quis abortar. O médico não apoiou a decisão de Dolores Aveiro. Porém, a matriarca do cã Aveiro ainda tentou perder o bebé com uma receita caseira, mas sem sucesso. 

3. A escolha do nome

Por ser fã declarado do ex-ator e ex-presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan, José Diniz Aveiro decidiu homenagear seu ídolo colocando o nome no filho de Ronaldo. Já a parte de Cristiano foi escolha de uma tia do jogador.

4. Mau aluno na escola, bom jogador

Cristiano Ronaldo andou na escola dos Barreiros, na Madeira, perto da estádio do Marítimo e faltava muito às aulas, fugia dos professores e mentia aos pais sobre as negativas e os trabalhos que ficavam por fazer.

5. Primeira proposta futebolística

Tinha dez anos quando recebeu a primeira proposta de trabalho. Em 1995, o Marítimo ofereceu 270 euros ao Andorinha, o clube onde começou a jogar, mas o menino preferiu mudar-se para o Nacional, onde recebeu equipamento e chuteiras por dois anos.

6. A vida em Lisboa

Em agosto de 1997, o jovem foi para Lisboa atrás do sonho de se tornar profissional de futebol. A distância da família marcou um período difícil para Ronaldo e muitas foram as noites passadas em chorar, com saudades. A mãe do craque incentivou-o a continuar e a nunca desistir. 

7. A senhora que ofereceu hambúrgueres

Cristiano Ronaldo foi protagonista de uma entrevista marcante ao canal britânico ITV e fez revelações inéditas sobre a infância em Lisboa. O jogador recordou os tempos mais difíceis, altura em que a família tinha pouco dinheiro e o jovem passava fome. Foi neste período que este recebia hambúrgueres, de graça, dados por Edna e mais duas mulheres que trabalhavam no McDonald’s junto a Alvalade, onde jogava.

8. O primeiro golo

Cristiano Ronaldo estreou-se como profissional pelo Sporting e marcou o primeiro golo num jogo com o Moreirense, no dia 7 de outubro de 2002. A ‘vítima’ foi o guarda-redes Roberto Volpato.

9. Primeiro susto que quase colocou em causa a carreira

Aos 15 anos, o jovem sentiu-se mal numa torneio de formação do Sporting. Cristiano foi submetido a um exame que revelou um problema de miocárdio, que lhe provocava picos elevados de aceleração do seu coração. Depois de uma cirurgia a laser, recuperou totalmente.

10. Saída de Portugal

Em 2003, o madeirense voou mais alto. Pelo Sporting, o jovem fez um fantástico jogo contra o Manchester United. Posteriormente, o clube inglês não hesitou em contratá-lo. Por 15 milhões de euros o filho de Dolores passou a viver em terras britânicas.

11. A estreia na Seleção Nacional

Em 2003, o futebolista apanhou o avião para Portugal para se encontrar com o selecionador Luiz Felipe Scolari, que sempre teve uma admiração pela arte que jovem desempenhava com os pés. Na estreia, Cristiano Ronaldo, com as quinas ao peito, entrou no intervalo e Portugal venceu a partida com um golo de Simão.

12. A morte do pai

7 de setembro de 2005 poderá ter sido o jogo mais difícil da carreira de Cristiano Ronaldo. Portugal enfrentou a Rússia para o apuramento do Mundial 2006 e, na véspera da partida, Dinis Aveiro morreu vítima de doença renal. O extremo permaneceu com a equipa e jogou durante 90 minutos, sem hesitar uma única vez. “Chorámos, abraçámo-nos, consolei-o e disse-lhe que íamos providenciar um avião para ele ir para a Madeira”, contou Scolari. Cristiano Ronaldo não aceitou. “Eu vou jogar. Só depois do jogo é que vou embora”, atirou o madeirense, na altura.

13. A Primeira Champions e o primeiro título de Melhor do Mundo 

Cristiano Ronaldo ganhou o prémio de Melhor Jogador do Mundo em 2008, pela sua incrível atuação ao levar o Manchester United ao título da Champions League.

14. Apresentação reuniu 85 mil pessoas

A nova estrela do Real Madrid reuniu, a 6 de julho de 2009, 85 mil pessoas no Estádio Santiago Bernabéu, onde foi feita a apresentação de Cristiano Ronaldo.

15. As Bolas de Ouro

A primeira Bola de Ouro chegou em dezembro de 2008, atribuída pela revista France Football, passando à frente de Lionel Messi e Fernando Torres. A este prémio juntou ainda o FIFA World Player of the Year, entregue pelas mãos de Pelé.

A segunda Bola de Ouro foi recebida em janeiro de 2014. Pela primeira vez um jogador português recebia duas vezes este prémio. No ano seguinte, Cristiano Ronaldo foi galardoada com a terceira Bola de Ouro, após uma época de 2013-2014 de sonho, onde marcou 51 golos em 49 jogos pelo Real Madrid. A cerimónia fica marcada pelo grito do futebolista que se tornou viral pela internet: “Siiiiií.”

A quarta Bola de Ouro chegou dois anos depois para fechar a época de 2015-2016 como campeão da Europa de clubes e seleções.

Em 2017, recebeu a quinta Bola de Ouro e foi eleito o jogador com mais troféus. 

16. Lançamento da biografia

Em dezembro de 2009, em Madrid, lançou a sua biografia. “Sonhos cumpridos” é o nome do livro. Em 2015 saiu o filme “Ronaldo” sobre a história de vida de CR7.

17. Mudança para Madrid

2009 foi o ano em que Ronaldo conquistou o título de Melhor Jogador do Mundo, pela segunda vez, frente a Messi. Depois de uma temporada ao serviço do Manchester United, o craque português foi transferido para o Real Madrid por 94 milhões de euros, conquistando, até então, a transferência mais cara de sempre de jogador profissional.

18. Filhos através barriga de aluguer

Em 2010, o CR7 foi pai pela primeira vez, de um menino a 17 de junho, cuja identidade da mãe continua desconhecida. Na cidade espanhola e ao lado da modelo russa Irina Shayk, o jogador realizou um sonho com Cristiano Ronaldo Júnior, hoje com dez anos. O menino terá nascido fruto de uma barriga de aluguer e terá sido a avó Maria Dolores a ir buscá-lo aos Estados Unidos.

Em 2017, já com uma relação assumida com a espanhola Georgina Rodríguez, Ronaldo volta a ser pai. Os gémeos Eva e Mateo também serão fruto de uma barriga de aluguer.

19. Nascimento de Alana Martina

Mais tarde, a sua companheira espanhola deu à luz da primeira filha em conjunto com o casal, Alana Martina, completando o quarto filho do jogador internacional português. “Eu graças a Deus tenho sempre momentos únicos na minha vida, mas obviamente tenho de frisar o nascimento dos meus filhos”, respondeu Cristiano Ronaldo aquando lhe pediram para indicar um momento único em toda a sua vida.

20. A conquista do Euro2016

O craque português viveu na seleção portuguesa um dos momento mais alto da carreira futebolística, com a conquista do Europeu, em 2016, num dia em que, como ‘capitão’, teve o privilégio de ser o primeiro a levantar a taça.

21. A melhor final de Champions de CR7

A quarta Liga dos Campeões, em 2017, provou as habilidades de Cristiano Ronaldo. A final foi uma das suas melhores exibições enquanto jogador de futebol.

22. Entrada na Juventus por 117 milhões de euros

Em 2018, aos 33 anos, Cristiano Ronaldo deixou o Real Madrid e rumou ao Juventus, onde permanece atualmente. O clube italiano pagou 117 milhões de euros  para garantir a presença do internacional português no painel de jogadores.

23. O escândalo sexual

Kathryn Mayorga acusou Ronaldo de a ter violado durante uma festa, num hotel de Las Vegas no dia 13 de junho de 2009. A queixosa denunciou a alegada violação à polícia de Las Vegas, tendo sido submetida a exame médico. Os advogados da Mayorga afirmaram que esta terá sido coagida a assinar um acordo de confidencialidade a troco de cerca de 325 mil euros. O processo foi reaberto em outubro do ano 2019, depois de Kathryn Mayorga ter apresentado novas informações sobre a alegada violação.

Perante as acusações, Cristiano Ronaldo afirmou sempre ser inocente: “Nego terminantemente as acusações de que sou alvo. Considero a violação um crime abjeto, contrário a tudo aquilo que sou e em que acredito. Não vou alimentar o espetáculo mediático montado por quem se quer promover à minha custa.”

24. As mulheres da vida de Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo só teve quatro namoradas assumidas: Merche Romero, Nereida Gallardo, Irina Shayk e Georgina Rodríguez. O atleta namorou com a apresentadora Merche Romero em 2006. Com a espanhola Nereida Gallardo, o namoro terminou em 2008. A relação com Irina Shayk, durou cinco anos tendo começado em 2010 e terminou em janeiro de 2015. Já o namoro com a espanhola Georgina iniciou em 2016 e é a atual companheira de Cristiano Ronaldo, com quem já tem uma filha.

25. O grandioso salto

Cristiano Ronaldo continua a mostrar ter uma grande capacidade física. Na vitória da Juventus diante da Sassuolo (3-1), o craque português protagonizou um salto impressionante. Em 2011, a Castrol Edge Rankings mediu as capacidades atléticas do futebolista e concluiu que Ronaldo é capaz de saltar acima da média de um basquetebolista da NBA, chegando com facilidade aos 2,63 metros.

26. Maior goleador

Cristiano Ronaldo tem um total de 1.042 jogos, nos quais fez 183 assistências e marcou 760 golos.

27. Verdadeira fortuna nos anúncios

Cristiano Ronaldo é dos jogadores mais requisitados para campanhas publicitárias e o sucesso reflete-se na conta bancária. O jornal El Confidencial revelou que entre 2011 e 2014, CR7 lucrou 138 milhões de euros em direitos de imagem, resultado dos anúncios que fez para marcas como a Nike, Coca-Cola, Emirates ou Tag Heuer. 

28. Sem tatuagens

O jogador não tem nenhuma tatuagem no corpo. A justificação deve-se pelo facto de Cristiano Ronaldo doar com frequência sangue. Também é doador de medula óssea.

29. Os carros milionários

O craque da bola coleciona carros milionários na sua garagem. As marcas passam pelo Ferrari, Lamborghini, Porsche, Bugatti, Aston Martin, entre outros.

30. Prato favorito

O seu prato favorito é o Bacalhau à Brás feito pela mãe, Dona Dolores.

31. A famosa dieta

Segundo o site britânico Business Insider, o jogador faz a contagem das calorias. O pequeno-almoço é a sua refeição mais importante. Ao todo faz seis refeições por dia e evita comer alimentos processados e beber álcool e refrigerantes.

32. Poliglota

Cristiano Ronaldo fala cinco idiomas. Para além do português, fala inglês, italiano, espanhol e francês.

33. Jogador do século

O jogador português foi distinguido no Dubai nos ​​​​​​​Globe Soccer Awards a 27 de dezembro do ano passado. Perdeu na categoria “Jogador do Ano”, mas foi considerado o melhor atleta do século.

34. Campeão em Itália

O ano de estreia de Ronaldo pela Juventus culminou com o título de campeão italiano.

35. Ações solidárias

O jornal italiano La Gazzetta dello Sport distinguiu Cristiano Ronaldo como o jogador mais solidário do mundo. Entre muitas outras ações de solidariedade, CR7 prestou auxilio às vitimas do sismo que abalou o Nepal. Fez uma doação à organização Save The Children e terá doado cerca de 120 mil euros ao hospital em que a mãe, Dolores Aveiro, fez os tratamentos contra um cancro da mama.

36. Reforma

O craque português concedeu uma entrevista ao programa “Chiringuito de Jugones”, onde foram abordados vários temas. Quando questionado sobre a reforma, o craque retorquiu: “Já disse que vou retirar-me com 41 anos. Tenho 23 anos de idade biológica…”

Texto: Carolina Sousa; Fotos: Redes Sociais 

Siga a Revista VIP no Instagram