A princesa Diana é um ícone indiscutível do mundo da moda. Lady Di trabalhou com muitas marcas de luxo, como Karl Lagerfeld e Chanel, mas sabe-se que, com esta última, a mãe de William e Harry teve uma relação atribulada e tudo por causa de um pormenor que envolve o príncipe Carlos e Camilla.
A parceria de Diana Spencer com a marca de luxo francesa surgiu quando, em 1988, a mulher do príncipe de Gales visitou Paris. A princesa do Povo consultou Anna Harvey, a sua estilista e editora da revista Vogue britânica, que recomendou de imediato o estilista gaulês. “Chanel foi a escolha óbvia e foi aí que a relação entre as duas partes começou”, lembrou a stylist.
Lady Di apareceu no evento oficial com um enorme casaco de tweed vermelho, que combinava com o toucado no mesmo tom e tecido, feito à medida para a Sua Alteza Real, e completou com a lendária bolsa preta 2.55 da mesma marca. E foi exatamente por causa da clutch que a relação entre Diana e Chanel azedou. Em causa: o logótipo da marca, que consiste em dois C’s unidos e que lembrava a princesa de Gales da relação extraconjugal que o príncipe Carlos mantinha com Camilla Parker Bowles, uma vez que reunia as iniciais dos dois.
Quem revela esta história é o designer Jayson Brunsdon, que conheceu a princesa Diana já depois de esta se separar de Carlos. “Ela apareceu com as mãos cheias de bolsas e sapatos no sofá”, começou por explicar o especialista em moda, esclarecendo que os dois estavam a tentar arranjar a bolsa e os sapatos perfeitos para combinar com o vestido Versace escolhido pelos dois para Diana usar num evento.
“Olhei em volta e encontrei um par de sapatos Chanel e disse-lhe que ficariam bem com o vestido. Foi então que ela me disse que não podia usar o ‘duplo C’. Perguntei porquê e ela respondeu-me: ‘Carlos e Camilla'”, explicou.
Só em 1997, depois de assinar os papéis do divórcio com o príncipe Carlos, é que Diana Spencer ficou “em paz” com a marca de alta costura, que voltou a usar por diversas vezes. A última vez foi três meses antes do trágico acidente que lhe tirou a vida, num evento em Nova Iorque, onde usou um conjunto de tweed, em verde menta, e a mesma bolsa preta, com o logótipo da Chanel bem visível.
Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Reuters
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