Os efeitos da covid-19 nos pulmões são chocantes. Apesar de a comunidade científica ainda estar a estudar os efeitos que o novo coronavírus tem no organismo e das sequelas que pode deixar a médio e longo prazo, já há algumas evidências que estão a deixar os médicos alarmados.
De forma a alertar a população para os perigos desta doença, a médica britânica Brittany Bankhead-Kendall partilhou nas redes sociais três fotografias de pulmões: saudáveis, de um fumador e de uma pessoa que esteve infetada com covid-19 (ver galeria). As diferenças são abismais e a médica sublinha: “Pior que qualquer fumador”.
Comparando as imagens, pode ver-se que um pulmão saudável tem poucos danos, enquanto o de um fumador tem algumas sobras claras. Já o raio-X feito a um paciente com covid-19 fica com várias manchas brancas, o que indica lesões muito graves. De acordo com Brittany Bankhead-Kendall, estas mazelas podem ser permanentes, o que torna tudo ainda mais assustador.
Cenário difícil para Portugal
Portugal está, neste momento, a atravessar a terceira fase da pandemia e a mais gravde de todas até agora. Nos últimos dias, as autoridades de saúde têm registado uma média de 10 mil novos casos diários e mais de cem mortos.
Esta sexta-feira, 15 de janeiro, o nosso país entrou em confinamento e o Governo espera baixar estes números nas próximas semanas. Os hospitais estão sob grande pressão e praticamente no limite.
Texto: Patrícia Correia Branco; Fotos: Reprodução redes sociais
Siga a Revista VIP no Instagram