1. Teste completamente o colchão
O corpo pode precisar de alguns dias a várias semanas para se acostumar a um novo colchão. Portanto, um colchão deve ser testado por um período mais longo. Testar produtos na loja é um bom começo, mas, normalmente, não vai conseguir testá-lo nas mesmas posições em que realmente dorme. Testar um colchão durante várias noites da sua vida diária é, portanto, crucial para que possa tomar uma decisão informada.
2. Siga as orientações de instituições de consumidores independentes que realizam testes
Anualmente, a DECO PROTESTE examina vários colchões disponíveis no mercado. Esse instituto independente, testa a qualidade do produto, tendo como referência quatro categorias diferentes: Melhor do Teste, Escolha Acertada, Mais em Conta e Não Comprar.
Os colchões são testados segundo os critérios de suporte do corpo, respirabilidade, elasticidade e durabilidade. Os resultados deste teste podem ajudá-lo a tomar uma decisão, pois consideram uma ampla gama de diferentes critérios, com base em avaliações neutras.
3. Procure materiais respiráveis
Antes de tomar a sua decisão de compra, também deve ter em consideração as propriedades de regulação da temperatura de um colchão, já que esse fator pode afetar a qualidade do seu sono. O início do sono coincide, geralmente, com uma queda na temperatura corporal central, pois o corpo humano liberta todo o calor em excesso. Consequentemente, os materiais respiráveis são importantes para criar um clima ideal para dormir.
Um estudo recente demonstrou que pessoas que dormem em colchões reguladores de temperatura tinham ciclos de sono mais regulares e pronunciados do que as que dormem em colchões convencionais. E também experimentaram mais fases de sono profundo na segunda metade da noite.
Durante as fases de sono profundo, ficamos muito relaxados, e a nossa respiração e batimentos cardíacos diminuem. Nesta fase, o corpo e o sistema imunológico regeneram-se, as hormonas do crescimento são libertadas e a informação é armazenada no cérebro. A capa do colchão deve, portanto, ser leve, respirável e capaz de libertar rapidamente a humidade. Por razões de higiene, também deve ser lavável.
4. Considere a postura ergonómica
Para que o seu corpo possa regenerar-se durante a noite, deve garantir o melhor alívio de pressão possível. Essa é a única maneira de proteger as articulações e a coluna durante o sono. Os nossos discos intervertebrais perdem líquido durante o dia devido ao peso que carregam. À noite, eles enchem-se novamente de fluido. Para que tal aconteça, deve garantir-se que, quando está deitado, a coluna esteja reta e na respetiva posição natural.
O colchão deve ceder mais em alguns pontos, para que, por exemplo, o ombro possa afundar mais do que a pélvis. Por este motivo, os colchões modernos têm zonas diferentes. Dependendo do tamanho ou peso corporal, a firmeza de um colchão também pode determinar se está deitado numa posição ergonomicamente correta, pois isso influencia o quanto vai “afundar”. Curiosamente, os estudos concluem que as pessoas geralmente consideram que o grau certo de firmeza é ‘ meio duro ‘.
5. Ajuste a almofada ao colchão
A maneira como dormimos – seja de costas, barriga para baixo ou de lado -, o nosso peso corporal e a firmeza do colchão determinam que tipo de travesseiro é o mais adequado para cada um de nós. A postura ergonómica também desempenha, nesta amatéria, um papel decisivo: a coluna cervical não deve dobrar.
Isso significa que a cabeça não deve ficar nem muito alta nem muito baixa. Uma vez que a maioria das pessoas pode ser considerada “travessas mistas” e mudar a sua posição de dormir várias vezes durante a noite, uma boa almofada deve ser flexível – por exemplo, ter um lado mais duro e outro mais macio – e ter uma altura variável, graças às camadas internas removíveis. É, pois, aconselhável pedir a um amigo ou parceiro para verificar a posição de sua coluna quando está deitado na sua posição preferida para dormir.
A maioria das pessoas sabe, instintivamente, se uma almofada alta ou baixa é necessária para conseguir deitar-se ergonomicamente. Portanto, ao comprar um novo colchão, o conforto da sua posição deitado deve ser analisado com a cabeça apoiada numa almofada.
Sobre Emma – The Sleep Company (Emma Sleep GmbH)
A Emma – The Sleep Company é uma empresa dedicada ao comércio de colchões, camas e roupas de cama com o maior crescimento da Europa. Fundada em 2013 pelo Dr. Dennis Schmoltzi e por Manuel Mueller, com a designação inicial de Bettzeit GmbH, a empresa está sediada em Frankfurt am Main, na Alemanha, e opera globalmente. Em 2019, Emma – The Sleep Company alcançou uma faturação recorde de 150 milhões de euros, o que corresponde a uma taxa de crescimento de 86% em relação ao ano anterior.
A empresa é formada pelas marcas Emma® e Dunlopillo (Direitos da marca na Alemanha e Áustria). O produto estrela é a cama Boxbed Emma®, disponível em 22 países. O colchão é vendido diretamente aos consumidores através de uma experiência omni-channel, através do site, mas também em mais de 1.000 lojas parceiras. A estratégia de omni-channel bem-sucedida foi possível através de parcerias que se traduziram em vantagens recíprocas com vários revendedores.
Devido ao notável crescimento nas vendas, Emma® tornou-se rapidamente numa das três principais marcas de colchão em toda a Europa.Emma – The Sleep Company está a inovar na tecnologia do sono. A sua equipa especializada em investigação e desenvolvimento aproveita o que a tecnologia pode fazer pelo descanso, desenvolvendo produtos inovadores que têm um impacto positivo na vida das pessoas, melhorando o respetivo sono.
Para expandir os negócios e inovar de forma rápida, os mais de 500 membros da equipa Emma estão constantemente a criar e a implementar novos conceitos para otimizar todos os aspetos, desde as suas redes de logística global até ao marketing e às vendas. Permanecer ágil, descobrir soluções pragmáticas para vencer desafios e manter uma mentalidade digital é a fórmula da empresa para manter a sua vantagem competitiva.
A equipa celebra e incentiva a diversidade em todas as áreas: de pensamento e de ideias, mas também de caráter e formação. A 1 de julho de 2020, o grupo Franz Haniel & Cie. GmbH adquiriu 50,1 por cento da Emma – The Sleep Company. Para mais informações visite: www.colchaoemma.pt
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