O certo é que o TikTok se tornou um fenómeno mundial, principalmente entre a Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010), e a produção de vídeos musicais e de dança tem vindo a contagiar utilizadores mais velhos.
Alguns surpreenderam-se ao ver que a aplicação chinesa era alvo de conflito geopolítico ao mais alto nível, com o presidente norte-americano Donald Trump a ameaçar proibir a aplicação nos Estados Unidos, depois de a Índia o ter feito sem possibilidade de recurso. Independentemente desse tipo de considerações, é certo que a atualização recorrente de uma conta de TikTok implica certos riscos de segurança; se a conta tiver sucesso, mais importante se torna mantê-la bastante segura. Carregar conteúdos e gerir a conta utilizando uma VPN pode reduzir bastante o potencial das ameaças, preservando a privacidade do utilizador.
Outro aspeto surpreendente, para quem não estiver habituado às “andanças” do TikTok, é a sua relação com a moda, isto é, as tendências de moda que nascem e se desenvolvem na rede social. A produção destes conteúdos depende bastante do vestuário dos “influencers”. Vejamos 5 tendências de moda que associamos à rede social.
Atenção ao movimento
O TikTok é sinónimo de dança, o que significa que a roupa a usar é, na maior parte dos casos, atlética ou desportiva. Daí ao “sport-chic” é um pequeno passo.
Vestir um tamanho acima
Esta tendência decorre da anterior: vestir um tamanho acima é especialmente facilitador dos movimentos de dança. O ambiente geral de informalidade associado ao TikTok (e às relações sociais, já desde os millenials) contribui para esta ideia.
De resto, esta tendência não é exclusiva do Tik Tok. Billie Eilish, a jovem vencedora dos prémios Artista Revelação e Álbum do Ano, entre outros, nos Grammy 2020, tem-se destacado por utilizar sweats largas e números acima do seu nos seus vídeos.
Calças de fato de treino
Talvez a pandemia tivesse dado uma ajuda em termos de generalizar as sweatpants para além da Geração Z. Mas as calças de fato de treino são decididamente uma tendência do TikTok, no sentido em que a Geração Z quer sentir-se confortável. E não vê motivos para não o fazer. As sweatpants, de resto, vivem perfeitamente com um tamanho acima (tal como vimos anteriormente).
Atenção às estrelas
O TikTok já não é só de anónimos. Bella Hadid ou Justin e Hailey Bieber são apenas alguns exemplos de celebridades que têm vindo a aderir – e que podem, elas próprias, definir novas tendências.
O que te der confiança!
Acima de tudo, a estrela do TikTok tem de ser autoconfiante. E um conteúdo não tem de se basear em dança. Recorde-se o clip em que a rapper Lizzo, ostentando um vestido de cariz humorístico e que levava a cantora a mostrar que se sente à vontade consigo própria, tirava um número aparentemente infinito de objetos da sua pequena mala – um cliché reinventado de forma ligeira e divertida.
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