pecado
Já arrancaram as gravações da série controversa da TVI (fotos)

Nacional

A mini-série da TVI aborda o celibato dos padres e a VIP foi assistir às gravações. Daniela Melchior, Lourenço Ortigão, Pedro Lamares, Dalila Carmo e Diogo Infante integram o elenco.

Sáb, 05/09/2020 - 8:00

Já arrancaram as gravações da minissérie da TVI,  Pecado. Uma história sobre um amor proibido, escrita por Maria João Costa, que promete dar que falar.

A trama à volta de um padre (Santiago, interpretado por Pedro Lamares) que se apaixona e põe em causa a questão do voto de celibato.

Além de Pedro Lamares, também Diogo Infante, Dalila Carmo, Lourenço Ortigão e Daniela Melchior fazem parte do elenco desta minissérie de seis episódios, que ainda não tem data de estreia.

A VIP assistiu às gravações que aconteceram na Quinta do Molha-Pão, nos arredores de Sintra.

«Tivemos de encontrar um equilíbrio de forma a debatermos o tema, mas sem fragilizar o protagonista porque, em canal aberto, isso podia não ser bem recebido. Mas acho que encontrámos uma fórmula interessante. Levantamos a questão da complexidade moral que o tema exige e acho que encontrámos um equilíbrio interessante», explicou a autora.

Lourenço Ortigão 

Lourenço Ortigão é um dos nomes que fazem parte do elenco e dá vida à personagem de Filipe, que carrega um segredo que poderá condicionar o futuro da sua família. «Cada personagem tem o seu segredo e o segredo vai-se revelando ao longo dos seis episódios. E, a dada altura, vai dar confusão, vai haver um momento de grande tensão, quando os segredos todos forem revelados», contou.

«Sempre pedi isto. Ser considerado para estes projetos é bom, porque é diferente de uma novela. Apesar de estarmos a gravar a um ritmo elevado, todas as cenas têm um certo cuidado, o que é normal. Exige um trabalho mais cuidado de todos, e por ser um elenco mais pequeno, conseguimos criar uma linguagem comum», adiantou, entusiasmado. 

Dalila Carmo

Dalila Carmo é Rosa e é casada com a personagem de Diogo Infante. «Cada personagem está numa bolha e tem um segredo. E, embora socialmente cumpram as convenções necessárias, depois interiormente vivem numa paz podre. O conflito da Rosa é mais interior, relacionado com a solidão em que vive. Ela tem, também, uma psicose gira, foi uma sugestão que eu dei e que não está escrita. A Rosa acha que toda a gente se apaixona por ela. Quando vai à rua acha que toda a gente está a olhar para ela, mas não é bem assim», revela.

Sobre o projeto, era um desejo que a atriz há muito pedia para ver ocncretizado. «Há muito tempo que ando a pedir um projeto destes. E fico contente. acho que é um ponto de partida para continuar a fazer ficção nesta direção e formato. se calhar não dá o mesmo retorno, mas para nós é muito mais gratificante do ponto de vista artistico», disse.

Diogo Infante

Diogo Infante é Horácio Soares. É o patriarca desta família e é um homem que está envolto numa situação muito complicada. Para além de ter um contexto familiar com muitos nós de relações de muitos anos, já cansadas. E há aqui um certo conflito com a personagem interpretada pela Dalila Carmo, que faz de minha mulher. É um homem que se vê a braços com uma situação impossível que eu não posso revelar. Mas o que posso dizer é que está a ser uma aventura muito boa», conta.

«Depois desta paragem tão grande, causada pela pandemia, podermos estar aqui todos, é otimo. E é quase de forma emocionada que nos reencontramos à volta de um projeto que nos apaixona. Estamos a fazer uma minissérie, é um novo formato e modelo muito importante na ficção da TVI e estamos todos muito entusiasmados com esta oportunidade e esperemos que ela tenha continuidade. Permite-nos explorar uma linguagem mais cinematográfica onde podemos investir mais no jogo, na mise en scène, na luz… e esperemos que isto dê resultados visuais, que o público goste para que possamos fazer mais e melhor», explica.

Pedro Lamares

Pedro Lamares é o padre Santiago que se apaixona por uma mulher. «A série começa com ele a dar uma entrevista de rádio em que ele fala sobre o celibato na Igreja e o questiona e trá-lo como não sendo um dogma de fé. Mas pelo lado afetivo, emotivo e de fé, ele quer caber dentro daquilo que são as normas que lhe são dadas pela Igreja e não consegue», começa por contar.

«Ele pode fazer uma coisa imoral, mas este padre não é amoral. Ou seja, nunca perde o julgamento moral daquilo que está a fazer. Na verdade, é um homem que sofre imenso. É um homem com estudos, que tem um pensamento crítico sobre a igreja e é um progressista. Sofre por desadequação à estrutura ainda muito rígida da igreja e, ao mesmo tempo, por uma dualidade entre aquilo a sua entrega de fé e a paixão que sente. Ele vive paixão que é completamente incontrolável para ele e que a tenta combater, e que se transforma numa luta contra ele próprio», desvanda.

Daniela Melchior

Daniel Melchior é Maria Manuel, noiva do personagem de Lourenço Ortigão. «A Maria Manuel é uma rapariga que está a viver em Lisboa, ao contrário dos pais que vivem em Estremoz há oito anos. É professora primária e está noiva do Filipe. E como em todas as histórias há um momento perturbador, ela apaixona-se. E é a partir daí que a problemática começa e a vida dela muda. Agora, não posso dizer mais, é um elenco pequeno…», desvenda.

«Esta série vai fugir do óbvio e da linguagem a que as pessoas estão habituadas nas novelas. Vai ser um ponto de viragem», diz, adiantando: «São 6 episódios fechados. Já sabemos o final e com o que contar. Tivemos mais dentro do processo criativo. Durante uma semana, ensaiámos, mudamos algumas coisas…»

Veja as imagens das gravações na galeria!

Texto: Inês Neves: Fotos: Nuno Moreira

 

Siga a Revista VIP no Instagram