Rodrigo, o bebé que ficou conhecido como ‘bebé sem rosto’ por ter nascido sem nariz, sem olhos e sem parte do crânio, está a ser operado esta segunda-feira, 24 de agosto, à hidrocefalia, no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa.
Hidrocefalia é uma acumulação de líquido no interior do crânio. A operação terá começado às 08h30. Saiba mais no Portal de Notícias Impala.
Marlene, mãe de Rodrigo, colocou um vídeo no facebook, antes de entrar para o bloco operatório onde mostrou que o bebé estava bem disposto.
Veja as imagens na galeria em cima.
Entrevista a mãe de Rodrigo, bebé sem rosto
Rodrigo, o menino que ficou conhecido por bebé sem rosto nasceu a 7 de outubro, sem nariz, olhos e parte do crânio tem evoluído bem, contrariando o prognóstico inicial dos médicos, que lhe davam apenas algumas horas de vida.
O menino continua a lutar pela vida e a «dar as maiores alegrias» aos pais Marlene e David. No dia 18 de junho, a progenitora e a madrinha do bebé, Tânia, estiveram no programa A Tarde É Sua de Fátima Lopes e falaram do estado atual do bebé, na altura com 8 meses.
«É um bebé como outro qualquer. Ele está bem. Até lá leva os pezinhos à boca! Ouve e reage às vozes. Quando se sente sozinho começa a tossir», começou por desvendar, realçando ainda que o pequeno Rodrigo se tem adaptado muito bem à nova alimentação que engloba as sopinhas. «É uma superação da parte dele. Os médicos ficam sem reação porque não esperavam que ele fizesse tanta coisa».
A reação da irmã ao ver Rodrigo
Marlene é ainda mãe de uma menina de seis anos, fruto de uma relação anterior. E revelou a Fátima Lopes como é que a filha reagiu ao ver o irmão. «Ela compreendeu bem. Primeiro viu o irmão por fotografias e explicámos que ele ia ser cego. Deu-se o exemplo de um colega que tinha na escola. Ela é muito cuidadosa com ele. Adaptou-se de imediato.»
A família tem sido fundamental nesta fase do casal. Marlene está 24 sob 24 horas com o menino e o progenitor encontra-se actualmente desempregado. «Uma coisa e certa. A Marlene tem algo que herdou e é de família. São todos muito amigos», confessou Tânia, que também tem um filho com uma doença rara.
«Tenho a certeza que o Rodrigo veio ao mundo com uma missão: De parar este senhor de fazer estas maldades. Isto, para mim é maldade pura» contou, em alusão às mal-formações que a criança sofre e que não foram detetadas pelo médico que acompanhou a gravidez.
«As mal formações do Rodrigo são incompatíveis com a vida e no entanto ele está cá. Faz questão de mostrar a todos que está cá e está para durar. Dá sinais constantemente. Ele conhece todas as pessoas que estão a volta dele».
Recorde-se que o obstetra do bebé de Setúbal que nasceu com malformações, Artur Carvalho, foi expulso da Ordem. Ou seja, o médico foi punido com a pena máxima prevista nos Estatutos da Ordem dos Médicos, disse à Agência Lusa fonte oficial da instituição.
Texto: Ana Lúcia Sousa; Fotos: reprodução redes sociais
Siga a Revista VIP no Instagram