José Condessa é o protagonista da próxima novela da TVI, Bem Me Quer, e é um dos mais promissores atores em Portugal da sua geração. Com 23 anos viveu o sonho de ser protagonista de uma novela da Globo, Salve-se Quem Puder, mas teve de abandonar projeto sem o terminar devido à pandemia da Covid-19.
Por causa disso viu o seu nome envolvido num boato ao ser acusado de ter virado costas à Globo e sair mais cedo da novela sem que a sua personagem tivesse um fim. E, apesar da Globo ter explicado que a sua saída já estava prevista desde o início devido a um compromisso agendado em Portugal para o segundo semestre e que houve uma tentativa para conciliar as agendas, José Condessa fala agora pela primeira vez.
«A novela acabava no final de maio se tudo tivesse corrido normalmente… Se não fosse o coronavírus a novela já teria acabado e não havia este conflito de datas com o trabalho aqui em Portugal, assim sendo o que tentamos fazer foi prepararmo-nos para a melhor forma par terminar para os dois lados. Ficou bom ambiente entre mim e a Globo», começa por dizer o ator à margem da assinatura do protocolo entre a Plural/ TVI e a câmara municipal de Aveiro para a novela Bem Me Quer.
O ator esclarece: «Eu tinha um contrato que tinha de voltar para Portugal e ninguém esperava que acontecesse o covid. Não dava para fazer a novela cá e a outra lá porque era protagonistas nos dois lados, não dava para conciliar as duas datas. Quando vim para Portugal, por causa do covid, a minha intenção era voltar para o Brasil. Ninguém sabia que isto ficar assim. Pensei que vinha cá um mês ou dois, voltaria em julho para lá e depois tinha cá o trabalho em setembro. Este covid tramou-nos um bocadinho as voltas. Eu deixei as roupas lá, nem sei bem como vou fazer para as trazer de volta», sublinha, mostrando mais uma vez que saiu do Brasil pensado que seria algo temporário.
«Não queria sair sem ter terminado»
José Condessa sente-se feliz com o trabalho que realizou no Brasil e agradece ter tido essa oportunidade, lamentando ter terminado da forma que terminou. «Cresci muito profissional e pessoalmente no Brasil. De repente vi-me sozinho num país que não conheço, nunca tinha ido ao Brasil, não tinha referências de nada… foi uma descoberta muito interessante, volto mais enriquecido, foi uma experiência muito bonita e maravilhosa», assume, afirmando que «as portas no Globo ficaram abertas.»
«Ficou mesmo uma boa relação. Não era minha vontade sair desta maneira como é óbvio. Foi o meu primeiro trabalho internacional, não queria sair sem ter terminado, ainda por cima estava a ter um sucesso muito grande, não só a novela, como o meu trabalho também, mas foi a forma possível… estivemos um mês em negociações até percebermos o que se ia fazer. A Globo ainda não retomou as gravações, os atores portugueses estão cá», recorda, referindo-se a Ricardo Pereira e a Pedro Carvalho que estão em projetos na Globo.
Texto: Ana Lúcia Sousa; Fotos: José Manuel Marques e Redes Sociais
Siga a Revista VIP no Instagram