Símbolos de sensualidade, os pés são muitas vezes ignorados nos cuidados diários, mesmo sabendo que são importantes para a saúde do organismo. São os pés que suportam o peso do nosso corpo, permitindo a locomoção. Em cada passo, os músculos, os ossos e os ligamentos têm um trabalho árduo que se complica com a chegada do calor, do uso de calçado apertado ou dos tão desejados saltos altos.
Além disso, por possuírem pequenas glândulas sebáceas, que garantem a proteção natural da pele, desidratam com facilidade. Por tudo isto, torna-se imperativo cuidar deles com carinho em tempo de praia, em que as pessoas andam muitas vezes de chinelos ou mesmo descalças.
Como garantir que o mundo fica rendido aos seus pés
Limpeza – Deve lavar bem os pés diariamente com uma esponja para evitar o aparecimento de infeções fúngicas ou bacterianas. Opte sempre por água tépida e sabonetes com um pH próximo da pele. De seguida, deve limpá-los bem com uma toalha, assegurando que o espaço entre os dedos fica sem qualquer ponta de humidade.
Hidratação – Duas vezes por semana, aplique um esfoliante na parte do pé que tende a criar mais calosidades. Opte por movimentos circulares e deixe o produto atuar alguns minutos. De seguida, passe os pés por água e aplique um creme hidratante à base de vaselina e ureia. O ideal é escolher uma loção com vitaminas E e F. Utilize a pedra-pomes uma vez por semana para remover as células mortas.
Cortar as unhas – Este é um dos pontos para ter uns pés com bom ar. As unhas devem ser cortadas a direito, de preferência com um corta-unhas, para evitar as malditas unhas encravadas, que podem provocar infeções. Se for possível apenas limar, melhor ainda. Em caso de infeção, o melhor é consultar um dermatologista. Alerta: se tiver calos, não tente tirá-los sozinha, nem utilize produtos sem ouvir a opinião de um especialista. Também não remova cutículas e evite arranjar as unhas com gel.
Evite os saltos altos
Segundo um estudo do International Journal of Clinical Practice, de 2015, os tornozelos, os calcanhares e os gémeos são os primeiros a sofrer com o uso inadequado do tão desejado salto alto ou as cunhas, comuns no calçado de verão. «Este tipo de sapato pode desequilibrar a zona muscular que apoia a articulação do tornozelo, causando instabilidade, mas também perturbações da coluna vertebral», afirmou recentemente Luís Teixeira, médico ortopedista e fundador da Spine Matters – associação sem fins lucrativos que visa promover os bons hábitos relacionados com a saúde da coluna – frisando que os saltos altos alteram a postura, pois a tendência é que os ombros fiquem mais para trás e a cabeça mais para a frente. A longo prazo, podem surgir problemas na zona do trapézio e também na região lombar.
Principais cuidados com o calçado
– Escolha bem: É importante que sapatos permitam que o pé tenha estabilidade, o que será possível com bases mais largas. Respeite o seu tamanho de calçado;
– Fuja das alturas: Evite o salto demasiado alto, optando no máximo por 3/4 cm no caso das mulheres e 2 cm para os homens;
– Evite andar descalça: É tentador no verão e em período de férias, mas us sempre chinelos na praia e nas piscinas para evitar micoses;
– Calçado desportivo: Escolha sempre meias de algodão que evitam o aparecimento de bolhas;
– Alongamentos: Faça alongamentos da perna e dos pés, diariamente, e pratique uma atividade física com regularidade. Estes exercícios são importantes para prevenir o aparecimento de dores e inflamações.
Texto: Carla S. Rodrigues; Foto: pixabay
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”