Eunice Muñoz, que a freguesia alentejana da Amareleja viu nascer a 30 de julho de 1928, comemora esta quinta-feira, 30 de julho, 92 anos. Desses, os últimos 78 são dedicados à arte de ser o outro, uma missão que encarou ainda jovem, quando tinha 13, na peça Vendaval, na Companhia Rey Colaço/Robles Monteiro.
Diogo Infante, um dos muitos discípulos de Eunice, deixou uma mensagem de parabéns à veterana dos palcos. «A extraordinária Eunice Muñoz faz anos…! Celebremos a sua vida e tudo o que o seu enorme talento nos dá. Parabéns, Eunice. Obrigado, Eunice», escreveu o ator e encenador.
Colegas de profissão e amigos também manifestaram apreço. «Monstruosa» para José Condessa ou «a maior de todos» para Manuela Couto foram dois deles. Já Sara Barradas recordou os festejos de há um ano e lamentou que a pandemia de Covid-19 não permita dar um abraço a Eunice.
Uma força maior do que a doença
Uma queda, há sete anos, no palco do Teatro D. Maria II, em Lisboa, fez temer o pior. No entanto, aos 84 anos, Eunice recuperou e voltou a representar. Em 2016, volta a fazer tremer os milhares de admiradores ao ser submetida a uma intervenção cirúrgica ao coração.
A doença voltaria a ensombrar a vida de Eunice, que lutou contra um cancro na tiróide. O problema oncológico quase lhe roubou a voz mas, lutadora como sempre foi, conseguiu regressar ao trabalho e às novelas.
Casou-se três vezes, teve seis filhos. O primeiro casamento, com Rui Ângelo de Oliveira do Couto, aconteceu em 1947. Desta união nasceu uma filha. Em 1956, deu o nó com Ernesto Borges, com quem teve quatro filhos. Em 1967, casa-se com António Barahona da Fonseca, de quem tem uma filha.
A estreia no cinema aconteceu em 1946, no filme Camões, de Leitão de Barros. O nascimento da televisão também aconteceu com Eunice, que participa desde o arranque da caixinha mágica em Portugal, corria o ano de 1957, em teleteatro, séries, novelas, programas de entretenimento.
Atualmente, pode ser vista na novela da TVI Quer o Destino.
Várias vezes homenageada, recebeu, em 1991, o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, por ocasião dos 50 anos de carreira. 20 anos depois, foi condecorada com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.
Percorra a galeria e veja a vida de Eunice Muñoz em imagens!
Fotos: Arquivo Impala e Reprodução Instagram
Siga a Revista VIP no Instagram