Depois de ter sido acusada de abandonar a SIC sem se despedir dos espectadores do canal de televisão, Cristina Ferreira dedicou um texto a quem a acompanha há dois anos. A estrela da televisão nacional agradeceu ao público e à equipa que fazia O Programa da Cristina.
«Este post é para quem acompanhou o programa da Cristina desde o primeiro dia. Não é preciso contar a história porque ao longo de ano e meio ela mostrou-se ao público. Este projeto vivia em mim há anos. Porque a televisão que faço vive em mim desde sempre. Abri a porta milhares de vezes. Recebi todos da mesma maneira. Do primeiro ministro à história e vida que nunca tinha sido contada. Cada pessoa que ali esteve sentiu a energia daquela casa. A minha SIC foi aquela casa», escreveu.
«Tenho milhares de fotos que ilustram o que ali vivemos, no plural porque sempre foi “nossa”. Mas só esta podia estar aqui. Porque tem a minha gente. Os que desde o primeiro dia me deram a mão. Ninguém faz nada sozinho. Posso dizer que foram os escolhidos. E os escolhidos por mim nunca deixarão de ser meus. Eles sabem que estarão sempre comigo. Eles e mais ninguém. Devo a cada um, para o resto da vida, o amor que me deram. Fizemos acontecer. Foi melhor do que imaginamos. Porque desde o primeiro dia, do outro lado, estava VOCÊ. Sim, estas palavras são para o público que nos amou», refere.
«Infelizmente, nestas situações, não há lugar a despedidas»
Depois, Cristina Ferreira explica porque não se despediu do público da SIC no último programa que conduziu nas manhas da SIC, na sexta-feira, dia 17. «Infelizmente, nestas situações, não há lugar a despedidas. Mas olhando bem não se diz adeus a algo que não acaba. Porque o coração é o mesmo. E o que se segue é só a continuação. OBRIGADA».
As palavras de Daniel Oliveira
Minutos antes destas palavras de Cristina Ferreira, Daniel Oliveira quebrou o silêncio que mantinha há 48 horas. O diretor-geral de Entretenimento do grupo Impresa e o principal responsável por levar Cristina Ferreira para a SIC, deixou uma longa missiva nas redes sociais intitulada «Hoje, ontem e amanhã».
«Hoje. Agradeço à Cristina o trabalho, o talento e a sua ambição de querer sempre mais. Nos programas O Programa da Cristina e Prémio de Sonho, que apresentou e coordenou, mas em especial nas manhãs, onde foi o rosto de uma equipa que, com condições especiais, impôs um novo modelo de programa de daytime, sob a produção da Coral Europa. Produtora essa, que se mantém, sob o mesmo desígnio, a produzir a partir desta segunda-feira o programa Casa Feliz», numa casa que passa a ser de todos», começa por escrever o homem forte da SIC.
«Ontem. A Cristina, com quem vivemos momentos exaltantes, teve um papel muito importante neste projeto e nesta estratégia, que nunca foi assente, como tive oportunidade de sublinhar várias vezes, numa só pessoa. Só quem não conhece a força e o talento dos profissionais da SIC ou não sabe como funciona uma estação de televisão, pode pôr isso em causa. Defendê-los-ei sempre com tudo o que sou, porque sei bem, há muito tempo, o quanto o merecem», salienta.
Regresso a 1 de setembro
A data para o regresso de Cristina Ferreira à antena da TVI é 1 de Setembro: como responsável pelo pelouro do entretenimento e ficção, como administradora não-executiva e ainda ficará, caso a compra de capital social se concretize, com uma participação entre 1% a 2%.
A SIC foi apanhada desprevenida com esta decisão e, em comunicado, falou em decisão «unilateral», «abrupta e surpreendente» e não escondeu a desilusão.
Os milhões do negócio
A TVI vai pagar quase três milhões de euros anuais à apresentadora, mas Cristina terá que pagar à SIC mais de dois milhões de euros por ter rescindido o contrato que vigorava até 30 de Novembro de 2022. A esse valor acrescem mais dois milhões por custos que a estação teve com a produção d’O Programa da Cristina.
Texto: Ricardina Batista e Raquel Costa
Siga a Revista VIP no Instagram