Big Brother
DGS admite risco de infeção por COVID-19 de ex-concorrentes

Nacional

Os ex-concorrentes que voltarem ao jogo não vão fazer quarentena para garantir que não estão com COVID-19. A DGS alerta para «margem de incerteza»

Sáb, 18/07/2020 - 19:30

Angélica, Daniel Monteiro, Hélder e Jéssica. Dois destes ex-concorrentes do Big Brother 2020 vão voltar à luxuosa mansão da Ericeira e o resultado final da votação do público será anunciado por Cláudio Ramos já na gala do próximo domingo do reality show da TVI. Há, no entanto, uma questão que ainda não foi esclarecida: estando o País e o resto do Mundo a atravessar pela pandemia da COVID-19, como é garantido que a entrada de ex-participantes não constitui um risco para a saúde dos concorrentes em jogo?

Para já, há uma certeza: os quatro antigos habitantes da casa mais vigiada do país mais votados até ao momento não vão passar por um período de quarentena de 14 dias. Foi o próprio apresentador a confirmar esta informação, no final da gala passada, em conversa com os jornalistas.

«Agora, os testes [à COVID-19] são completamente diferentes do que eram há dois meses. São feitos testes de sangue e com resultados muito mais rápidos do que eram. […] Não é preciso fazer 14 dias de quarentena com os testes que se fazem agora», afirmou Cláudio Ramos.

Tratar-se-á, portanto, de um procedimento completamente diferente daquele que foi adotado pela produção do Big Brother 2020 antes da estreia do programa. Em pleno estado de emergência nacional, todos os 20 concorrentes cumpriram escrupulosamente um período de isolamento superior a 14 dias, o tempo máximo da incubação do novo coronavírus no corpo humano, de acordo com a Direção-Geral de Saúde. Assim, foi garantido que nenhum dos participantes estava infetado com COVID-19, podendo cada um contactar fisicamente com os outros sem qualquer risco para a saúde dos mesmos.

 

DGS alerta: «Há sempre uma margem de incerteza»
 

Agora, não será assim. A TV 7 Dias sabe que Angélica, Daniel Monteiro, Hélder e Jéssica realizaram, esta sexta-feira, um teste à COVID-19 e que, desde então, estão isolados em quartos de hotel. A (re)entrarem na casa do Big Brother 2020 no próximo domingo, cumprirão apenas três dias de quarentena. Antes ainda da gala, os quatro serão submetidos a um segundo exame.

 

Contactada pela nossa revista, a Direção-Geral de Saúde (DGS) recusa-se a comentar concretamente este caso. Porém, este organismo admite que há um risco de infeção por COVID-19 em pessoas que, mesmo assim, por exemplo, testem negativo ao exame de diagnóstico realizado com uma zaragatoa.

Leia o artigo completo aqui 

Texto: Dúlio Silva com Ivan Silva; Fotografias: Reprodução redes sociais  

Siga a Revista VIP no Instagram