A alimentação deve ser diversificada e privilegiar os alimentos pouco transformados ou refinados. Muitas crianças ingerem alimentos com elevado teor de açúcar e gordura, tanto que se deve dar especial atenção a estes alimentos para a sua redução. Em contrapartida, uma maior ingestão de legumes e fruta deve ser privilegiada para proporcionar uma alimentação equilibrada.
Como aumentar o consumo de…
LEGUMES:
- Deve-se iniciar pelos alimentos que a criança mais gosta. Gradualmente ir introduzindo pequenas quantidades de vegetais em conjunto com o peixe ou carne picada. Por exemplo, fazer hambúrgueres com peixe e couve-flor.
- Fazer mistura de legumes com cores semelhantes. No puré de batata, adicionar couve-flor, uma vez que inicialmente se for muito diferente poderá levar à rejeição. Não deixar pedaços muito salientes, pode ser outra estratégia. Num puré preparar tudo de forma homogénea.
- Servir os legumes com os seus alimentos preferidos. Fazer um molho de iogurte para apresentar com os legumes pouco cozinhados ou crus.
- Juntar vegetais a sandes ou wraps, por exemplo: alface, rodelas de pepino, tomate cherry, cenoura em palitos, vai enriquecer nutricionalmente a refeição.
- Apresentar no prato os legumes de forma apelativa, com diferentes disposições. Utilizar também as ervas aromáticas para os enriquecer. Confecionar os legumes de forma diferente: saltear, assar, não o fazer apenas com a batata, peixe ou carne, mas também com outros alimentos como cenoura, batata-doce, cebola, pimento, brócolos, entre outros.
- Ao longo do tempo a criança vai experimentando e familiarizando-se com os diferentes vegetais, portanto deve-se gradualmente apresentar outras sugestões: hambúrguer de salmão e brócolos, almôndegas de pescada com molho de tomate, almôndegas de lentilhas e aveia, lasanha ou empadão de peixe e cenoura, bolonhesa de peixe e tomate.
FRUTA:
- Ter disponível e fácil acesso a fruta. Optar por fruta da época.
- Apresentar a fruta descascada, fazer espetadas ou expor a fruta de forma apelativa criando desenhos no prato.
- Apresentar os morangos lavados, as bananas e kiwis cortados às rodelas, as laranjas e tangerinas em gomos.
- Juntar fruta com iogurte e flocos de aveia.
- Fazer gelatina de fruta com iogurte e canela.
- Se existir a possibilidade, poderá ser feita em casa uma pequena horta onde possam cultivar os legumes e fruta, onde as crianças também consigam participar. Desta forma, faz com que percebam a origem dos alimentos e estimula a consumir o que cultivam. É interessante que comam, por exemplo: alface que elas ajudaram a plantar ou ao lanche comam morangos que colheram da horta.
A alimentação infantil faz-se da conjugação alimentar dos diferentes grupos de alimentos para potenciar um crescimento saudável.
Texto: Inês Silva – Nutricionista na BeHolistic; Foto: D.R.
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”