O stress e a ansiedade produzem mudanças no ciclo menstrual, que levam a problemas na ovulação, dificultando a fecundação.
«Existe uma clara relação entre o estado emocional e a fertilidade. O stress diminui a capacidade reprodutiva tanto na mulher como no homem», diz Álvaro Tejerizo. O chefe do Serviço de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital 12 de Outubro de Madrid acrescenta ainda que «a dificuldade para conceber um filho pode gerar sentimentos de frustração, de ansiedade e mesmo de depressão». A partir daqui, «pode desenvolver-se um círculo vicioso que, algumas vezes, é difícil de romper». A ansiedade «pode produzir mudanças no ciclo menstrual e, portanto, problemas na ovulação». O que pode influenciar «diretamente a capacidade de se obter uma gestação». O especialista diz também que, quando um casal não consegue gerar um filho nas primeiras tentativas, «a tendência é procurar na mulher o motivo do impedimento».
Casal saudável deverá conseguir engravidar no espaço de um ano
De acordo com o artigo publicado pelo Portal de Notícias Impala, um casal saudável que mantém relações sexuais com frequência e sem métodos anticoncecionais pode esperar que a gravidez ocorra num prazo de um ano. Aproximadamente 90 por cento desses casais consegue a gestação nesse período. Em casos com problemas conhecidos, como doenças que podem ter obstruído as trompas de falópio (endometriose e doenças inflamatórias pélvicas, por exemplo) ou no caso de mulheres com mais de 37 anos, o tempo de espera aconselhável para ir a um especialista em fertilidade deve ser reduzido para seis meses ou menos, segundo Tejerizo.
Evite a ansiedade e faça visitas anuais ao ginecologista
«As mulheres que não conseguem engravidar com facilidade sofrem com a tristeza e a frustração durante os primeiros seis meses. Algumas delas ficam deprimidas por não engravidar como as amigas. Esse processo, entretanto, não afeta o feto nem o seu processo de gestação no ventre quando se consegue engravidar», afirma outro especialista, Gustavo Salazar, ginecologista do Hospital San Rafael de Madrid, que recomenda «calma e paciência» quando é preciso esperar para que a gravidez ocorra. Além de evitar a ansiedade, o médico recomenda ir-se ao ginecologista uma vez por ano. Também é recomendável, tanto para a mulher quanto para o homem, levar uma vida saudável e fazer exercício físico que ajude a libertar o stress.
Foto: D.R.
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
3Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
4Nacional
Marco Paulo
Família ‘impedida’ de lutar por herança: “A menos que…”