Sónia Jesus protagonizou um episódio que revoltou as redes sociais, o Big Brother e até o Brasil. A concorrente do Big Brother teceu uma afirmação sobre as mulheres brasileiras que causou polémica no Twitter e acabou por ter repercursões dentro da casa do reality show.
«Elas [mulheres brasileiras] são de uma raça… são da favela.» Estas foram as palavras ditas pela vendedora ambulante que levaram o Big Brother a dedicir um castigo: uma nomeação direta para a próxima semana e a retirada do seu cargo de líder.
O tema não só ganhou destaque nas redes sociais como chegou ao Brasil. O site Hugo Gloss fez notícia a relatar o comportamento de Sónia, dando como títutlo ao artigo «absurdo».
«Big Brother Portugal: absurdo! Participante é punida após comentário preconceituoso sobre mulheres brasileiras. ‘Sister’ revolta-se e ameaça deixar o programa», lê-se na publicação.
Mãe de Sónia revoltada
«Muito triste, fiquei muito revoltada porque a minha filha não é a pessoa que estão a julgar. Aliás, ela tem umas amigas brasileiras que vendem no Cais de Gaia connosco», começou por dizer a mãe de Sónia na manhã desta quinta-feira, dia 25 de junho, no Você na TV.
«Se a Sónia não está a dar prestação à casa, deixem-na vir embora»
Em conversa com Manuel Luís Goucha, Esperança disse que a filha «não tem nada contra as brasileiras» e que a expressão é «ser de raça» é «calão» que usam no norte. «Ficámos todos muito nervosos e muito tristes com o castigo que deram à Sónia. Se a Sónia não está a dar prestação à casa, deixem-na vir embora.»
Esperança revelou ainda que as filhas de Sónia ficaram «muito tristes» com toda a situação por não «quererem ver a mãe assim». «Podem dizer que nós não temos cultura, mas nós não somos burros. Este castigo queriam dar ontem à minha filha, porque a Noélia não tinha de falar das minhas netas», acrescentou.
«A minha filha não ofendeu as brasileiras, sabemos que no Brasil há favelas. Ela podia ter dito: ‘As brasileiras são fogo’. Quando dizemos assim: ‘As minhas netas são da raça da avó’, isso não é ofensa», exclamou.
Vítor Soares, noivo de Sónia Jesus, acabou por participar também na conversa e garantiu que viria para Lisboa buscar a apaixonada. «Achei mal o que fizeram», constatou.
Big Brother toma decisão
O BB não perdoou e logo no diário desta quarta-feira deu a sua sentença consequência do comportamento.
«Ontem teve um comportamento agressivo para com a Noélia. Optou por não lhe pedir desculpa. Hoje, teve um comentário desadequado», disse o soberano, mostrando as imagens a todos os concorrentes. «Como sabe, a minha casa é um espaço onde todos cabem e onde todos devem ser tratados por igual. Ser líder acarreta muitas responsabilidades. A partir deste momento, deixa de ser líder da casa e, no domingo, está nomeada para a semana seguinte», anunciou.
«Só peço desculpa às minhas filhas»
Sónia começou por não querer comentar a sanção, mas acabou por ceder e, em lágrimas, pediu desculpa às filhas. «O que é que eu vim fazer para aqui? Desculpem eu ter vindo para aqui», disse. Os colegas defenderam-na, nomeadamente Noélia, com quem a concorrente se exaltou.
«Eu não quer ser culpada de nada. Por mim está tudo bem. Não me senti ofendida com o que ela disse. Acho que ela não faz por mal», afirmou. A concorrente brasileira Ana Catharina apelidou o comentário como «infeliz» e garantiu que a companheira nunca lhe faltou «ao respeito».
Concorrente do Big Brother ameaça sair
«Eu conheço a Sónia. Ela é uma mulher do povo e esta habituada a falar de uma determinada maneira. O que ela estava a querer dizer é que era mulheres fortes. Não estava a atribuir outros adjetivos. Ela disse ‘raça’ no sentido de ‘coragem’», opinou Teresa.
Ainda durante o direto na TVI, Sónia levantou-se, começou a fazer as malas e ameaçou sair da casa. «Quero ir-me embora. Não quer conversa. Que palhaçada. Tanta mer** neste casa que não é mostrada. Vou sair lá para fora e dizer o que sei. Tudo o que passei aqui», disse.
Texto: Mariana de Almeida com Ana Filipe Silveira; Fotos: Reprodução TVI e Instagram
Siga a Revista VIP no Instagram