Pedro Lima
Ator confessou depressão e falou sobre fase «angustiante»

Nacional

Pedro Lima combatia uma depressão há vários anos e falava em problemas financeiros e baixa auto-estima. O ator foi encontrado morto este sábado e deixou mensagens de despedida aos amigos.

Sáb, 20/06/2020 - 20:00

Pedro Lima falou abertamente sobre a depressão que atravessou há cerca de dois anos. 

O ator enfrentou um período de «angústia» aos 46 anos de idade, mas garantia que já estava ultrapassado. De sorriso constante, ninguém previa que a sua vida terminasse assim. Pedro Lima foi encontrado morto na manhã deste sábado, 20 de junho, na praia do Abano, em Cascais. O ator terá acabado com a própria vida aos 49 anos de idade.

«Não tenho muita auto-estima, ou não tinha por mim e achava que nada era suficiente»

Em 2018, o ator disse, em entrevista à revista TV Guia, que estaria a enfrentar um período de «angústia», que o levou a questionar «o que queria, o que era, quem era». Na altura, Pedro Lima apontou o excesso de trabalho, o facto de ter baixa auto-estima e de achar que «nada era suficiente» como as razões principais para o mal-estar físico e psicológico que sentia.

«Comecei a questionar-me: o que queria, o que era, quem era… não tenho muita auto-estima, ou não tinha por mim e achava que nada era suficiente. Já houve pessoas que fizeram esta análise por mim e eu, agora, aceito-a de qualquer maneira. Descobri que tenho mais a tendência para me preocupar com o não ser do que o ser… Mas, felizmente, com a ajuda da família, estabilizei», referiu.

A preocupação de corresponder às expectativas levaram-no a sair do seu registo e a ser quem, talvez, não era na realidade, chegando ao ponto de sentir que estava com uma depressão.

«Não tomei antidepressivos… mas tive alguns momentos de angústia muito grandes. Não sei se isso é depressão ou não, mas agora estou mais equilibrado. Agora sinto-me novo. Claro que sei que vou ter mais momentos destes na minha vida», confidenciou, acrescentando que, apesar de ser descomplexado quanto à idade, isso pode ter sido um dos fatores que ajudou a que existisse um desequilíbrio:

«Acho que os 46 são uma idade difícil. Falei com algumas pessoas que já passaram por isso e descobri que é frequente alguns homens, quando chegam a esta idade, questionarem o futuro, o que estão a fazer… E percebi que sou apenas mais um. Se é crise de meia-idade não sei.»

Texto: Marisa Simões; Fotos: DR e Reprodução Instagram

Siga a Revista VIP no Instagram