Pedro Ganger
Faz apelo aos diretores da RTP, SIC e TVI: «chega desta cultura televisiva»

Nacional

Pedro Granger revolta-se após comentários de fotos de Cristina Ferreira sem maquilhagem: «Chega de impingir aos teenagers do nosso país uma falsa normalidade de corpo e de beleza»

Sex, 19/06/2020 - 7:47

A fotografia de Cristina Ferreira sem maquilhagem e despenteada, partilhada pela própria apresentadora da SIC, continua a dar que falar. Desta vez, foi Pedro Granger que usou a imagem para refletir sobre a cultura do corpo e deixar um pedido a diretores dos quatro canais nacionais em sinal aberto.

O ator e apresentador partilhou o registo e começou por explicar que deu consigo «a ler um monte de parvalheiras» sobre o mesmo. «Acho ótimo que se maquilhem e que vão ao ginásio e trinta por uma linha. Até eu já fui obcecado. Mas CHEGA desta cultura televisiva e de imprensa», pede, referindo que tem colegas atores «de vintes e poucos anos a por botox na cara e a maquilhar os abdominais antes de cenas em tronco nu».

«CHEGA de atrizes quase tão maquilhadas como na [série] Dallas. Chega de impingir aos teenagers do nosso país uma falsa normalidade de corpo e de beleza. Em todo o mundo nos programas e séries há magros, gordos, altos, baixos, velhos, novos, giros, feios, com músculos e sem músculos. Daí o sucesso da Netflix, HBO e companhia», compara.

«Não digo isto por falta de trabalho nem complexos»

As palavras que deixou a seguir foram especialmente dirigidas a responsáveis da RTP, SIC e TVI: Daniel Oliveira, Cristina Ferreira, Nuno Santos, Hugo AndradeJosé Eduardo Moniz, Pedro Ribeiro e José Fragoso, entre outros. «Vocês sabem que são bons no que fazem. Isto de normalizar está muito nas vossas mãos também. Nunca a faixa de ataques de ansiedade, SUICÍDIOS , burnouts… entre jovens esteve tão alta por razões relacionadas com a imagem exterior que os outros têm de nós. Vamos todos juntos fazer alguma coisa», pede.

Pedro Granger acrescenta que é necessário «tratar do corpo e da mente», mas alerta para os «limites», para «os exageros e a estupidez». «Não digo isto por falta de trabalho nem complexos. (…) Mas a sério: vamos dar espaço, lugar e contexto a tudo e todos. Quanto aos que acham que me estou a aproveitar deste assunto e aos haters, peço desculpa, mas vão a m****».

«A quem me aconselhou a não por este post por ir perder trabalho, paciência», termina.

«Não comia porque achava que estava gordo»

Há cerca de um ano, o ator revelou que viveu um distúrbio alimentar que o deixou à beira da anorexia. «Nunca tive anorexia, mas acho que tive princípios de», explicou. «Simplesmente não comia. Não comia porque achava que estava gordo ou porque achava que estava com barriga. (…) Não chegava a ser anorexia e também não foi bulimia porque não vomitava», acrescentou. «Graças a Deus, acho que tomei noção disso a tempo. Devemos ter atenção aos sinais que o corpo nos envia», ressalvou ainda Pedro Granger.

Texto: Ana Filipe Silveira; Fotos: DR

Siga a Revista VIP no Instagram