A Bola-de-Berlim é a rainha das praias portuguesas. Com creme ou sem creme. Original ou alternativa. Há de alfarroba, com Nutela, vegan…Em Portugal, o verão é sinónimo de Bolas-de-Berlim à beira mar.
Não há uma explicação concreta para a tradição de comer Bolas-de-Berlim na praia. O certo é que a receita nasceu na Alemanha, durante a segunda Guerra Mundial. A receita chegou ao nosso País graças as refugiados judeus, que encontraram segurança em Portugal, por ser um território neutro no conflito.
As Bolas-de-Berlim são muito apreciadas em dias de calor por vários fatores, nomeadamente porque são doces e contrastam com o salgado da água do mar. Além disso, a massa é fofa e ajuda a não provocar sede. É frita e não precisa de forno para ser confecionada e, por ser redonda, evita que se suje muito as mãos.
A VIP reuniu três receitas de Bolas-de-Berlim que pode fazer em casa:
Bola-de-Berlim Simples
10 porções, 1 hora e 30 minutos
Ingredientes: 425g de farinha, 25g de fermento de padeiro, 1,5 dl de leite, 1 ovo, 60g de açúcar, 50g de manteiga, 1 pitada de sal, 1/2 limão (raspa), 1c. ( de sopa) de rum, farinha, óleo e açúcar q.b.
Modo de Preparação:
1- Coloque 65g da farinha numa tigela. Dissolva o fermento no leite morno e adicione-os à farinha. Junte o ovo e a gema e amasse bem. Segue-se o açúcar e a manteiga amolecida. Continue a amassar, adicione o sal, a raspa de limão e o rum. Por fim, acrescente a restante farinha (360g), aos poucos de cada vez, e amasse bem. Deixe levedar, até obter o dobro do volume inicial.
2- Depois de lêveda, transfira a massa para uma superfície de trabalho, polvilhada com farinha e molde-a em pequenas bolas. Coloque-as sobre um tabuleiro ligeiramente polvilhe com farinha e deixe levedar novamente. Aqueça o óleo abundante dentro de uma frigideira funda. Frite as bolas de ambos os lados e quando estiverem douradas, retire-as com uma escumadeira. Deixe-as escorrer sobre papel absorvente e, ainda quentes, passe-as por açúcar; deixe-as arrefecer.
OUTRA IDEIA: Prepare esta massa, estenda-a com um rolo de cozinha e corte-a em quadrados. Deixe levedar, por 20 minutos e frite-os em óleo. Passe-os ainda quentes por açúcar e canela e sirva.
Bola-de-Berlim com creme
10 porções, 1 hora e 50 minutos,
Ingredientes: 75g de açúcar, 1c. ( de sobremesa) de farinha, 1c. ( de sobremesa) de maisena, 3 gemas, 2,5 dl de leite, 1c. ( de café) de aroma a baunilha, 1 receita de bolas-de-berlim simples, açúcar q.b.
Modo de Preparação: 1- Junte o açúcar com a farinha, a maisena e as gemas. Verta o leite e leve a lume brando, mexendo sempre, até engrossar. Retire do lume, adicione o aroma a baunilha e mexa. Transfira para um recipiente e cubra com película aderente, até arrefecer.
2- Entretanto, prepare a receita de bolas-de-berlim simples, deixe-as arrefecer e faça-lhes um corte.
Depois de frio, coloque o creme num saco de pasteleiro, com boquilha lisa, e recheie as bolas. Para variar experimente rechear as bolas-de-berlim com compota de morango.
Rechear: Depois de fritas, abra um pouco as bolas-de-berlim com o auxilio de uma tesoura de cozinha e recheie-as.
Bolas-de-Berlim com recheio de avelã
10 porções, 1 hora e 40 minutos,
Ingredientes: 1 receita de bolas-de-berlim simples, 1 lata de leite condensado cozido, avelãs torradas e açúcar em pó q.b.
Modo de Preparação: 1- Prepare as bolas-de-berlim e deixe-as arrefecer. De seguida, fure-as com um descaroçador de maçã ou escave um pequeno orifício com o auxilio de uma faca. Reserve.
2- Retire o conteúdo da lata de leite condensado para uma tigela e mexa bem até que fique cremoso. Coloque dentro de um saco de pasteleiro e, com ele, recheie as bolas. Disponha duas a três avelãs, dentro de cada orifício das bolas e transfira-as para um prato. Polvilhe-as com açúcar em pó e termine, enchendo-as com mais creme. Sirva frescas.
Siga a Revista VIP no Instagram