Poucas horas depois de ter sido noticiado que estava suspensa da TVI, Ana Leal quebrou o silêncio e, ainda que não se pronunciando concretamente sobre o caso, fez uma publicação nas redes sociais que alude ao mesmo. E fê-lo com uma imagem em que surge com a sua extinta equipa.
«O que nunca me poderão tirar», escreveu a jornalista como legenda de uma fotografia captada, no ano passado, nos Troféus Impala de Televisão, no momento em que recebeu o prémio de Melhor Programa de Informação. Nela, a profissional surge ladeada por André Carvalho Ramos, Cláudia Rosenbusch e Sara Bento, cujo trabalho coordenou até ao passado mês de março, altura em que a Direção de Informação da TVI, liderada por Sérgio Figueiredo, dissolveu a equipa e reintegrou estes três jornalistas na redação do canal.
A mensagem foi partilhada por Ana Leal já depois de o seu advogado, Ricardo Sá Fernandes, ter confirmado que a sua cliente se encontrava suspensa de funções na TVI, na sequência de um inquérito interno instaurado pela TVI e de a jornalista ter sido alvo de um processo disciplinar. Em causa está o facto de Ana Leal ter revelado e-mails trocados com a Direção de Informação numa carta enviada ao Conselho de Redação da estação de Queluz de Baixo (à qual a TV 7 Dias teve acesso, como poderá ler mais à frente).
O advogado foi perentório e disse ao Observador não encontrar «qualquer fundamento, nem para a suspensão, nem para qualquer processo disciplinar», temendo que «a investida possa comprometer a liberdade de imprensa». «As divergências que eventualmente poderão existir entre a Ana Leal e outras pessoas da TVI tocam no quadro da liberdade de expressão. Espero que, apesar de tudo, haja bom senso de todas as partes de se afastarem desta via sancionatória que não me parece a adequada, sobretudo para uma pessoa que tem dado tanto pela estação onde trabalha há tantos anos», acrescentou Ricardo Sá Fernandes.
Conheça toda a história que desencadeou a suspensão de Ana Leal aqui.
Texto: Dúlio Silva; Fotos: DR
Leia a VIP sem sair de casa
Vivemos tempos de exceção, mas mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . . .
Eis os passos a seguir:
1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt
2 – Escolha a sua revista
3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR
4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!
E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.
Siga a Revista VIP no Instagram