Novas afirmações de teor homofóbico foram escutadas na casa mais vigiada do País. Depois de Hélder ter sido sancionado pelo Big Brother por, entre outras coisas, ter afirmado que prefere «ser mulherengo» do que homossexual, este mesmo concorrente voltou a chocar espectadores do reality show da TVI ao assumir que se sente incomodado se vir dois homens ou duas mulheres a beijarem-se em público.
Durante o jantar desta terça-feira, Hélder foi confrontado por Iury sobre se, depois da sanção, repetiria a mesma afirmação. «Estás num café e passa alguém [homossexual]. Achas que farias isso outra vez, com os teus amigos, sem ninguém a ouvir-vos?», questionou. A resposta foi surpreendente: «Sim, porque eles também o fazem.» Em choque, a colega afirmou: «Então não estás arrependido.»
A conversa continuou, com Hélder a tentar justificar-se. E uma nova pergunta foi feita por Iury: «Incomoda-te quando um casal se beija na rua?» «Um casal normal, não. Agora…», retorquiu, dando a entender que, para ele, dois homens ou duas mulheres não constituem um casal normal.
Impressionada, Iury interrogou: «Ó Hélder, incomoda-te quando um casal homossexual se beija na rua?!» O concorrente de Santa Maria da Feira tentou explicar-se. «Não é incomodar. Se eu estiver sozinho, acho que não me incomoda. Mas, se calhar, [se estivesse] com um filho… Não sei», afirmou. A participante não tem dúvidas: «Ai meu Deus! Então, desculpa, mas és homofóbico.» Hélder negou e Iury repetiu: «És.»
Pedro Alves compara homossexuais com toxicodependentes
Logo depois, e parte a perplexidade da colega, Hélder desafiou Iury a fazer a mesma questão aos outros homens de Big Brother 2020. A jovem de Oliveira do Bairro começou por questionar Pedro Alves: «Se vires um casal gay a beijar-se na rua, [para ti,] é normal?» «Faz-me confusão, mas é a vida deles», respondeu.
«E se tivesses um filho e um casal gay se estivesse a beijar ao teu lado?», continuou Iury. «Não sei qual seria a minha reação», confessou Pedro Alves, que num casting para Big Brother 2020 se definiu como «um bocadinho homofóbico». Para a concorrente, é óbvio: «Está ali um quê de homofobia.»
Passados poucos minutos, este mesmo participante equiparou um beijo de um casal gay a «um drogado a meter para a veia» em público. Hélder concordou. Daniel Monteiro pôs um travão na conversa: «É diferente.» «Um drogado não é livre de gostar de droga?», ironizou Pedro Alves.
«Ó Pedro, é diferente. Uma coisa é algo que vai prejudicar a longo ou curto prazo a tua vida… Tu sabes que uma pessoa que é toxicodependente vai ter uma vida curta. Como é óbvio, ninguém quer isso nem essas pessoas que o são, tenho a certeza disso, gostam de fazer isso à frente de uma pessoa ou têm orgulho de estar nisso», fundamentou o bombeiro de Valongo.
«Pensamento retrógrado, já nem devia existir»
Voltando a Hélder, o concorrente alegou ainda, em conversa com Iury, que a sua ex-namorada também se sente incomodada com a demonstração de afetos entre pessoas do mesmo sexo. Segundo ele, a mulher com quem manteve uma relação de 21 anos chegou a dizer-lhe: «Olha, viste aqueles homossexuais? Ai, que nojo.»
Com Iury em silêncio, Hélder defendeu a ex-cara-metade. «Ela é super inteligente, hiper fora do normal. Eu adorava que ela entrasse aqui. Vocês iam ficar todos fascinados. Ela é lindíssima. Para mim, ela é a mulher mais bonita de Portugal. Não tenho dúvidas», disse.
Iury foi implacável na resposta: «Vou ser sincera. Ela pode ser a mulher mais linda do mundo, mas é ignorante.» «Mas toda a gente diz isso!», contrapôs Hélder. A instrutora de fitness foi ainda mais incisiva na reação. «Eu peço imensa desculpa. Não quero ofender a rapariga, mas isso é ignorância. Não, isso não é ignorância. É um pensamento retrógrado, antigo, que já nem devia existir», atirou.
Texto: Dúlio Silva; Fotografias: reprodução TVI e redes sociais
VEJA AINDA: Nuno Santos explica sanção de Hélder: «A TVI fez o que devia fazer»
Leia a VIP sem sair de casa
Vivemos tempos de exceção, mas mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . . .
Eis os passos a seguir:
1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt
2 – Escolha a sua revista
3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR
4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!
E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.
Siga a Revista VIP no Instagram