Depois de Catarina Martins ter dito esta quinta-feira, dia 7 de maio, no Parlamento, que ‘as ideias racistas’ de André Ventura sobre o confinamento de ciganos «hão de ir parar ao caixote de lixo de onde nunca deviam ter saído», o deputado do Chega iniciou a sua intervenção perguntado a António Costa se «temos ou não um problema com a comunidade cigana”.
O primeiro-ministro começou por responder que não. «Não temos um problema com a comunidade cigana, mas sim com as pessoas que cumprem ou não as normas sanitárias, independentemente da etnia, local de vida, raça ou religião. A lei é para cumprir e deve tratar todos por igual.»
No entanto, André Ventura não se deu por vencido e ‘voltou à carga’. «Concorda ou não que há um problema com a comunidade cigana?», insistiu. «Não, não há um problema com a comunidade cigana em Portugal, o senhor deputado é que tem um problema e já foi de trivela», disse António Costa, fazendo uma ironia com a resposta de Ricardo Quaresma, nas redes sociais, na qual criticou a questão do confinamento da comunidade cigana levantada pelo deputado do Chega.
E o primeiro-ministro adiantou: «O senhor deputado resolveu criar um caso para uma parte importante dos portugueses, a comunidade cigana, como se fossem estrangeiros, sabendo que há séculos que são tão portugueses como nós. O que teve foi uma grande resposta de um campeão nacional e de um grande jogador da nossa seleção». Por fim António Costa rematou: «De facto, é ter muito mau perder que, depois de levar um baile do Quaresma, a única resposta que teve foi de que sendo jogador da Seleção Nacional só tinha de estar calado. O direito à palavra é uma liberdade de todos».
Texto: Carla S. Rodrigues; Fotos: DR
Leia a VIP sem sair de casa
Vivemos tempos de exceção, mas mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . . .
Eis os passos a seguir:
1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt
2 – Escolha a sua revista
3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR
4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!
E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.
Siga a Revista VIP no Instagram